A geografia das legislativas de 2015
A geografia das legislativas de 2015
placeholder
Os resultados eleitorais para a Assembleia da República mostram em 2015 um novo mapa político do país. Confira os números.
Grupo Marktest
6 outubro 2015

Segundo os resultados divulgados pela Direcção Geral da Administração Interna, a coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP), PàF, foi a força política mais votada nas eleições de 4 de Outubro de 2015, ao obter 36.8% dos votos. O PS obteve 32.4%, o BE 10.2%, a CDU 8.3%, e os outros partidos e votos brancos e nulos 12.3%. Se aos votos do PàF juntarmos os do PSD-Madeira, o valor sobe para 38.3%. Pela primeira vez, o Partido Pessoas, Animais e Natureza, PAN, obteve representação parlamentar, recolhendo 1.4% dos votos.

Numas eleições em que estavam inscritos 9 439 651 eleitores, compareceram nas urnas 5 374 363 votantes, o que representou uma taxa de abstenção de 43.1% e de participação eleitoral de 56.9%. A taxa de participação foi mais elevada na freguesia de Pardais, no concelho de Vila Viçosa (distrito de Évora), onde 92.8% dos 472 inscritos foram votar. Pelo contrário, na freguesia de Soajo, concelho de Arcos de Valdevez, foi onde se registou a maior taxa de abstenção, pois apenas 22.4% dos 1436 inscritos nesta freguesia foram votar.

Uma análise por freguesia mostra que a coligação PàF foi maioritária em 2011 das 3092 freguesias do país, tendo o PS sido o mais votado em 926 freguesias, o PSD-Madeira em 108 freguesias, o PCP-PEV em 44 freguesias, o Juntos pelo Povo (JPP) em duas e o CDS-PP.PPM em uma.

Os mapas seguintes mostram a cor do partido que obteve maior percentagem de votos nos concelhos do país nas duas últimas eleições legislativas.

Quando comparado com a situação observada nas anteriores eleições, de Junho de 2011, vemos que o mapa continua predominantemente "laranja", mas está agora mais "rosa". O PSD, que em 2011 havia sido o partido mais votado em 246 dos 308 concelhos do país, conseguiu agora, na coligação PàF, vitória em 179 concelhos (inclui resultados do PSD-Madeira). O PS, que em 2011 tinha obtido maioria em 51 concelhos, ganhou agora em 124. A coligação PCP-PEV foi mais votada em 2015 em 5 concelhos, quando em 2011 tal também havia ocorrido em 10 concelhos.

Nos mapas seguintes representam-se os resultados obtidos pelos principais partidos nas últimas eleições Assinala-se num tom mais escuro os concelhos onde a força política obteve resultados acima da média nacional, e vice versa. A sua análise permite concluir que o Norte do país se mantém fiel aos partidos da coligação PàF enquanto no Sul o PS e a CDU têm mais peso. A votação no BE e no PAN distribui-se sobretudo pelos concelhos do Litoral e grandes cidades.

Nota: Na RA Madeira o PPD/PSD e o CDS/PP não coligaram. Consideraram-se estes votos como se o tivessem feito (contabilizados na Coligação PPD/PSD-CDS/PP). Na RA Açores o PPD/PSD concorreu sozinho e os votos foram contabilizados na Coligação PPD/PSD-CDS/PP. Na RA Açores o CDS/PP concorreu coligado com o PPM. Consideraram-se estes votos como "Outro Partido".

Uma análise dos dados disponíveis por freguesia permite ainda conhecer algumas curiosidades destas eleições. Assim:

  • O BE obteve o melhor resultado na freguesia de Enxames (concelho de Fundão), com 21.5% dos 260 votos da freguesia
  • A coligação PàF obteve melhor votação na freguesia de Codessoso, Curros e Fiães do Tâmega (concelho de Boticas), com 86.9% dos 221 votos aqui contabilizados
  • O PAN conseguiu um valor mais elevado de votação na freguesia de Fajã Grande (concelho de Lajes das Flores, Região Autónoma dos Açores), com 6.8% dos 88 votos
  • O PCP-PEV registou um máximo de 64.5% dos 279 votos contados na freguesia de Alcórrego e Maranhão (concelho de Avis)
  • O PS obteve melhor votação na freguesia de Negrões (concelho de Montalegre), com 65.1% dos 109 votos aqui contabilizados

Os resultados destas eleições estarão em breve disponíveis ao nível da freguesia no sistema de informação Sales Index da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Esta notícia foi corrigida no dia 7 de Outubro de 2015.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais