Novo Dossier no site do Grupo Marktest
Novo Dossier no site do Grupo Marktest
placeholder
Está disponível no site do Grupo Marktest um novo Dossier para consultar os resultados eleitorais de todas as eleições realizadas em Portugal nos últimos 40 anos.
Grupo Marktest
6 outubro 2015

Com informação para todos os concelhos do país e todas as eleições para a Assembleia da República ocorridas no nosso país desde 1975, o novo Dossier permite acompanhar como evoluiu a votação dos portugueses nestas quatro décadas.

O acesso a este Dossier é livre para visualização dos resultados da última eleição, que ocorreu no passado domingo, mas requer registo no nosso site para visualizar o histórico eleitoral.

Alguns dos indicadores disponíveis neste Dossier permitem-nos por exemplo observar como tem evoluído a taxa de abstenção, que nestas eleições foi a mais elevada de sempre. Esta taxa, que foi de 43.1% em 2015, corresponde a mais de cinco vezes o valor observado nas primeiras eleições livres, para a Assembleia Constituinte de 1975. Nessas primeiras eleições, apenas 8.14% dos eleitores inscritos não exerceram o seu direito de voto. No ano seguinte esta taxa viria a duplicar e a partir daí a mostrar uma tendência sempre crescente, apenas contrariada em 1979 e em 2005.

placeholder

Também a evolução dos votos em branco e nulos foi este ano das mais elevadas dos últimos 40 anos. Se nas primeiras eleições os votos nulos (não se contabilizaram votos em branco) tiveram o peso mais elevado de sempre, representando 6.9% do total de votos, esse peso veio a decrescer sistematicamente até 2002, ano a partir do qual se tem registado um crescimento relativamente sistemático. Em 2015 o peso destes votos foi de 3.7%, um pouco menos que nas eleições anteriores (4.0%). Entre 1991 e 2002 foi quando se observaram taxas mais baixas de voto em branco ou nulos, entre 1.9% e 2%.

placeholder

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

  • Bendito jogo

    3 dezembro 2022

    TV 7 DIAS, PRINCIPAL

    pag. 82

    Pedro Vilela

ver mais
Em Agenda ver mais