Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A atualidade política foi o destaque da semana informativa de 9 a 15 de Novembro de 2015, segundo os dados da MediaMonitor.
Grupo Marktest
17 novembro 2015

placeholderA atualidade política foi o assunto em destaque na última semana. O governo da coligação PSD/CDS caiu após a aprovação de uma moção de rejeição apoiada pelos partidos de esquerda. Por outro lado, o Partido Socialista concluiu um acordo com o BE, PCP e Os Verdes para a viabilização de um governo do PS. O Presidente da República, Cavaco Silva, desdobra-se em contactos para uma solução política que pode passar por um governo socialista ou um governo de gestão. O serviço Telenews registou um total de 283 notícias e um total de quase 12 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com mais de 4 horas de emissão e 98 notícias emitidas.

placeholder

O destaque internacional da última semana foi dado aos ataques terroristas em Paris da última sexta-feira. Os ataques foram reivindicados pelo autointitulado Estado Islâmico, tendo provocado mais de uma centena de mortos e feridos, entre os quais 3 vítimas de nacionalidade portuguesa. O ataque foi condenado internacionalmente, existindo uma onda de solidariedade para com a França. O serviço Telenews contabilizou 250 notícias e quase 11 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com 4 horas de emissão e 92 notícias emitidas.

placeholder

Outro dos destaques da última semana foi a concretização da venda da TAP. O Estado português e o consórcio Gateway assinaram o acordo final para a venda da TAP. O acordo foi contestado pela oposição, que considera que um governo demitido não teria poderes para concluir a venda da companhia. O serviço Telenews identificou um total de 69 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura de SIC com quase 1 hora de emissão e 27 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a atualidade política continua a ser o principal destaque. O governo da coligação PSD/CDS não sobreviveu à discussão do programa de governo, enquanto PS, BE e PCP fecharam um acordo para viabilização de um governo liderado pelo PS. Este tema foi responsável por 57% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais