Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

O combate ao terrorismo na Europa foi o destaque da semana informativa de 16 a 22 de Novembro de 2015, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
24 novembro 2015

O destaque da última semana foi o terrorismo na Europa. Depois dos atentados em Paris, a segurança e a luta contra a ameaça terrorista do Estado Islâmico tornou-se a principal preocupação de todos os países da UE. Na Bélgica, país que terá sido a base para os atentados em território francês, as autoridades colocaram Bruxelas em alerta máximo, com o encerramento de escolas e serviços públicos de transporte enquanto decorriam buscas. Entretanto são divulgadas algumas das histórias dos sobreviventes aos atentados. Por todo o mundo registam-se manifestações de solidariedade para com a França e as vítimas dos atentados. O serviço Telenews registou um total de 472 notícias e um total de quase 19 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com quase 8 horas de emissão e 171 notícias emitidas.

A atualidade política, nomeadamente a discussão acerca da possibilidade de um governo de esquerda, foi também um assunto em destaque. Ao Presidente Cavaco Silva caberá a decisão de aceitar ou não a solução governativa que tem estado a ser preparada pelo Partido Socialista e o seu líder António Costa. Esta solução de governo do PS conta com o apoio declarado dos partidos de esquerda com representação parlamentar, BE, PCP e Os Verdes. O serviço Telenews contabilizou 137 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 2 horas de emissão e 63 notícias emitidas.

O futebol português foi outro dos temas em destaque da última semana. Jogou-se a 4ª eliminatória da Taça de Portugal, o destaque foi para o confronto entre Sporting e Benfica que se realizou no estádio Alvalade XXI. A vitória sorriu ao Sporting já no prolongamento do encontro. As várias seleções de futebol de Portugal disputaram encontros oficiais, sendo de destacar a vitória da seleção principal sobre o Luxemburgo em jogo de preparação para o Euro 2016 a disputar em França. O serviço Telenews identificou um total de 117 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura de TVI com 1 hora e meia de emissão e 38 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a ameaça do terrorismo do estado Islâmico na Europa continua a ser o principal destaque. Este tema foi responsável por 52% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais