Mourão com mais desemprego jovem

Mourão com mais desemprego jovem

placeholder

Uma análise dos dados do IEFP e INE disponíveis na aplicação web Municípios Online mostra como é no concelho de Mourão que o peso do desemprego jovem é mais relevante.

Grupo Marktest
24 novembro 2015

De acordo com os dados do IEFP disponíveis na aplicação web da Marktest, Municípios Online, em 2014 estavam inscritos nos Centros de Emprego do Continente 68 515 desempregados com menos de 25 anos.

Depois de uma tendência geral de crescimento observada até 2013, quando atingiu 83 784 desempregados inscritos nesta faixa etária, os valores baixaram no último ano. O número de jovens desempregados inscritos nos Centros de Emprego corresponde a 6.9 por mil do total da população do Continente.

Vila Nova de Gaia é o concelho com mais desempregados jovens inscritos nos Centros de Emprego, 3480. É seguido pelo concelho de Lisboa (2469). Porto e Sintra têm valores similares (1874 e 1862, respetivamente) sendo Gondomar o 5º concelho com mais jovens inscritos nos Centros de Emprego (1600).

O gráfico seguinte mostra o posicionamento dos concelhos do Continente face a 3 variáveis: o número de desempregados com menos de 25 anos (eixo horizontal), o índice de poder de compra (eixo vertical) e a população residente (dimensão dos círculos). As cores dos círculos representam as regiões Marktest a que pertencem os concelhos. Clicando na legenda podem retirar-se ou adicionar-se regiões e passando o mouse pelos círculos pode ler-se o nome do concelho e os respetivos valores.

Mas, analisando o peso que estes indivíduos têm no total da população residente em cada concelho, vemos que a lista é completamente diferente desta, sendo Mourão o concelho onde o peso dos desempregados jovens é maior, representando 20.2‰, o que significa que, em cada 1000 residentes no concelho, 20 são jovens desempregados inscritos nos Centros de Emprego.

Em Cinfães e Castelo de Paiva esta taxa também supera os 18 por mil, sendo de 17‰ em Cabeceiras de Basto e de 16‰ em Moura.

Arruda dos Vinhos, Vila Velha de Ródão, Mafra, Pampilhosa da Serra e Cadaval são, pelo contrário, os concelhos onde o peso de jovens desempregados é mais baixo, oscilando entre 2.9‰ e 3.1‰

Esta análise foi realizada com base em informação disponível na aplicação Municípios Online. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais