Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A tomada de posse do novo Governo liderado por António Costa foi o destaque da semana informativa de 23 a 29 de Novembro de 2015, segundo os dados da MediaMonitor.
Grupo Marktest
1 dezembro 2015

placeholderO destaque da última semana foi a tomada de posse do novo governo Socialista. O Presidente Cavaco Silva após vários dias de contactos com parceiros sociais e forças políticas indigitou António Costa, líder do Partido Socialista, para formar um novo governo que será apoiado no parlamento por uma maioria de esquerda. As dúvidas que esta solução governativa levantou foram assunto de discussão durante a última semana. O serviço Telenews registou um total de 245 notícias e um total de 10 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com mais de 3 horas e meia de emissão e 84 notícias emitidas.

placeholder

Paris, a capital de França, continua no centro do mundo noticioso. Após os atentados de 13 de novembro, o governo francês está na liderança da Europa na luta contra o terrorismo islâmico. Em Paris vai ainda decorrer um evento da maior importância, a Cimeira do Clima. Nesta cimeira os líderes mundiais pretendem chegar a um acordo mundial para travar o aquecimento do planeta. O serviço Telenews contabilizou 158 notícias e 6 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 2 horas e meia de emissão e 59 notícias emitidas.

placeholder

O futebol português foi outro dos temas em destaque da última semana. O destaque vai para a Jornada europeia na Liga dos Campeões e Liga Europa com as equipas portuguesas a obterem um bom resultado global que permitiu a Portugal manter a sua posição no ranking da UEFA. De destacar a carreira do Benfica, que assegurou a passagem à próxima fase da Liga dos Campeões quando apenas falta jogar a última jornada. O FC Porto perdeu com o Dinamo de Kiev e vai discutir a passagem à próxima fase na última jornada com o Chelsea. Na Liga Europa, o Braga lidera o seu grupo enquanto o Sporting pode ainda passar à próxima fase depois de ambos saírem vitoriosos nesta última jornada. O serviço Telenews identificou um total de 143 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura de RTP1 com mais de 1 hora de emissão e 50 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o processo de indigitação de António Costa como Primeiro-ministro e a tomada de posse do novo governo Socialista foram os destaques. Este tema foi responsável por 81% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • De momento não há acontecimentos em agenda.