Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

Passagem do ano marca o destaque da semana informativa de 28 de Dezembro de 2015 a 3 de janeiro de 2016, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
5 janeiro 2016

O grande tema da semana foi, como seria de esperar, a passagem de Ano para 2016. A preparação, as tradições e a festa da passagem de ano foram os destaques. De salientar ainda o lado menos alegre deste fim de 2015 e início de 2016; os incidentes, como o incêndio num Hotel no Dubai, os acidentes rodoviários e a ameaça terrorista que marcou as festas deste ano. O serviço Telenews registou um total de 261 notícias e um total de quase 9 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 3 horas e meia de emissão e 100 notícias emitidas.

Outro dos temas da semana foi o sistema bancário português. Depois da resolução do Banif, o BES volta a ser notícia com a necessidade de capitalização do Novo Banco e a passagem de obrigações do Novo Banco para o BES ou "Banco Mau". Continua a aumentar o número dos investidores lesados pelo sistema bancário. O serviço Telenews assinalou 94 notícias e quase 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com 1 hora de emissão e com 35 notícias emitidas.

O futebol português foi tema em destaque na última semana. FC Porto, depois de eliminado da Taça da Liga pelo Marítimo, foi ao estádio do Sporting perder por 2 golos. Segundo os observadores, o lugar do técnico Lopetegui poderá estar em risco. Benfica venceu na difícil deslocação a Guimarães e está a dois pontos do FC Porto, que perdeu a liderança da Liga para o Sporting. A negociação dos direitos televisivos contínua em destaque, com o anúncio de negócios milionários dos principais clubes portugueses. Benfica, FC Porto, Sporting e Braga anunciaram negócios com NOS e MEO para os próximos 10 anos. O serviço Telenews identificou um total de 242 notícias e 7 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com 2 horas e meia de emissão e 87 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a atualidade política foi o destaque da última semana. OE 2016, Paulo Portas abandona a liderança do CDS-PP e Banca Portuguesa, foram alguns dos assuntos em destaque da última semana. Este tema foi responsável por 33% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa