Euro 2016 também se jogou nas redes socias

Euro 2016 também se jogou nas redes socias

placeholder

O Campeonato de futebol da Europa, que se disputou em França e que garantiu a Portugal a sua primeira vitória nesta competição, também se jogou nos social media como o mostram os dados do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest.

Grupo Marktest
12 julho 2016

O UEFA EURO 2016 decorreu em França de 10 de Junho a 10 de Julho e terminou com a vitória da seleção portuguesa que, já no prolongamento, venceu a seleção anfitriã com um golo de Éder.

Nos 31 dias em que decorreu esta competição, foram muitas as referências a equipas, jogadores e países que a disputaram e que foram encontradas em sites como Facebook, Twitter, Google+, Instagram, Blogs, Fóruns, Youtube e Notícias RSS.

Entre as várias marcas, temas sociais ou personalidades monitorizados pelo serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest, a União Europeia, ainda no rescaldo do referendo britânico que apontou ao Brexit, foi contudo o tema mais presente nos social media, com 2.9% do total de menções recolhidas neste período.

Os jogadores do Euro 2016 foram o segundo tema com maior buzz social durante estes 31 dias, recolhendo mais de 2.4% das menções, e o terrorismo o terceiro, motivando 2.1% das referências.

Cristiano Ronaldo foi a personalidade mais mencionada nos social media neste período, com 2.1% de share of buzz.

Considerando o total de menções aos jogadores do Euro2016, vemos que 53% das menções foi veiculada pelo Twitter, 28% em sites noticiosos, 13% no Facebook e 6% em outros meios.

Se analisarmos unicamente o dia em que a nossa seleção se sagrou campeã europeia, vemos que os jogadores da competição motivaram 14.5% das menções diárias, enquanto Cristiano Ronaldo recolheu 5.5% das referências e a Seleção Nacional 4.0%. 24.1% do buzz social deste dia foi assim preenchido por estes três assuntos.

Nesse dia, além de Cristiano Ronaldo, Éder e Pepe foram os jogadores portugueses mais mencionados nos social media.

O Marktest Social Media Explorer é um serviço para monitorizar os conteúdos que circulam nas redes sociais relacionados com marcas ou personalidades. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este serviço.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais