Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

O terrorismo foi o tema em destaque na semana informativa de 25 a 31 Julho, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
2 agosto 2016

O terrorismo foi o grande destaque na última semana com dois ataques terroristas num curto espaço de dias, um numa igreja em França e outro à porta de um festival de música na Alemanha. Numa altura em que a Europa está de sobreaviso, ambos os ataques foram reivindicados pelo Daesh. Na Bélgica foram também detidos dois indivíduos suspeitos de planearem novos atentados no país. O serviço Telenews registou um total de 86 notícias e quase 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP com quase 1 hora e 30 minutos de emissão e 45 notícias emitidas.

No âmbito nacional, o destaque foi para as reuniões da Comissão Europeia para avaliação da aplicação de uma possível sanção a Portugal devido ao incumprimento do défice em 2015. Como conclusão das reuniões, a Comissão Europeia optou por não aplicar quaisquer sanções a Portugal, no entanto vários especialistas vieram relembrar que a ameaça da aplicação de sanções não deixa de ser real e que cabe ao Governo atual garantir que Portugal cumpre os limites que lhe foram impostos.O serviço Telenews contabilizou um total de 72 notícias de quase 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com mais de 1 hora de emissão e 29 notícias emitidas.

O desporto português continua em grande destaque, em particular no que ao futebol diz respeito. Com a pré-época quase a terminar, a semana foi marcada maioritariamente por empates dos três grandes, o Benfica perdeu a Eusébio Cup frente ao Torino nos penáltis e o Sporting ganhou o troféu dos 5 violinos frente ao Wolfsburg. No panorama mais alargado do desporto nacional, de destacar também a perda de duas grandes glórias desportistas, Artur Correia no futebol e Mário Moniz Pereira no atletismo. O serviço Telenews identificou um total de 117 notícias e 3 horas e 30 minutos de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP com 1 hora de emissão e 41 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o terrorismo foi o tema em destaque. Este tema foi notícia em 14% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais