Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
O terrorismo foi o tema em destaque na semana informativa de 25 a 31 Julho, segundo os dados da MediaMonitor.
Grupo Marktest
2 agosto 2016

placeholderO terrorismo foi o grande destaque na última semana com dois ataques terroristas num curto espaço de dias, um numa igreja em França e outro à porta de um festival de música na Alemanha. Numa altura em que a Europa está de sobreaviso, ambos os ataques foram reivindicados pelo Daesh. Na Bélgica foram também detidos dois indivíduos suspeitos de planearem novos atentados no país. O serviço Telenews registou um total de 86 notícias e quase 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP com quase 1 hora e 30 minutos de emissão e 45 notícias emitidas.

placeholder

No âmbito nacional, o destaque foi para as reuniões da Comissão Europeia para avaliação da aplicação de uma possível sanção a Portugal devido ao incumprimento do défice em 2015. Como conclusão das reuniões, a Comissão Europeia optou por não aplicar quaisquer sanções a Portugal, no entanto vários especialistas vieram relembrar que a ameaça da aplicação de sanções não deixa de ser real e que cabe ao Governo atual garantir que Portugal cumpre os limites que lhe foram impostos.O serviço Telenews contabilizou um total de 72 notícias de quase 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com mais de 1 hora de emissão e 29 notícias emitidas.

placeholder

O desporto português continua em grande destaque, em particular no que ao futebol diz respeito. Com a pré-época quase a terminar, a semana foi marcada maioritariamente por empates dos três grandes, o Benfica perdeu a Eusébio Cup frente ao Torino nos penáltis e o Sporting ganhou o troféu dos 5 violinos frente ao Wolfsburg. No panorama mais alargado do desporto nacional, de destacar também a perda de duas grandes glórias desportistas, Artur Correia no futebol e Mário Moniz Pereira no atletismo. O serviço Telenews identificou um total de 117 notícias e 3 horas e 30 minutos de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP com 1 hora de emissão e 41 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o terrorismo foi o tema em destaque. Este tema foi notícia em 14% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt