Os snack’s em folheto também podem ser saudáveis!
Os snack’s em folheto também podem ser saudáveis!
placeholder
Confira quais as marcas de snacks salgados mais presentes nos folhetos da Grande Distribuição, de acordo com os resultados e-FolioTrack, da Marktest.
Grupo Marktest
22 agosto 2017

Os Snacks Salgados são um tipo de alimento apetecível à maioria dos consumidores. São práticos, saborosos e tendem a ser uma forma de "matar a fome" entre refeições. No entanto, a maioria dos snacks salgados não são considerados saudáveis, sendo cada vez maior a procura por alternativas mais saudáveis.

Neste sentido, a Marktest Retail apresenta um artigo sobre a categoria de Snack Salgados, baseado na informação recolhida do seu estudo e-Foliotrack (análise de folhetos), tendo como base o 1º Semestre dos anos 2015, 2016 e 2017.

O segmento Batatas Fritas mantém a liderança na categoria Snacks Salgados de perder quota em folheto face a 2015, para o segmento Aperitivos, que ocupa 43,5% do Share of Voice (SoV) em 2017. No entanto, ambos os segmentos aumentam o número de inserções face a 2016 (mais 92 e mais 88 inserções, respetivamente). O Segmento Pipocas reduz 1 ponto percentual (p.p.), e regista menos 4 inserções quando comparado com 2016.

Ainda que, em 2017, a categoria verifique um aumento do número de inserções (mais 176 inserções), o grande aumento observou-se em 2016 (mais 487 inserções).

No segmento Aperitivos, as MDD's são responsáveis pelo maior SoV% em 2017 (38,2%). No entanto, em 2015 o segmento ocupava 49,3% da quota de folheto. Esta perda deve-se ao aumento do número de inserções das restantes marcas e ao surgimento de novas marcas no mercado, como por exemplo a marca Fruut que regista 40 inserções em 2017 e a marca Origens Bio que surge apenas em 2017, já com 32 inserções até ao momento.

No que diz respeito ao segmento Batatas Fritas, também são as MDD's que lideram em folheto, com 36,1% do Share of Voice, mais 5,8p.p. face a 2015. A marca Lay's acompanha a subida (3,4p.p.). Por outro lado, a presença de Outras Marcas em folheto diminui 8,4p.p. nos últimos 2 anos.

Observando o detalhe do segmento Aperitivos por insígnia, verifica-se que as insígnias E Leclerc, Intermarché e Pingo Doce dão um maior destaque à marca Matutano (37,7%, 34,9% e 30,5% de SoV%). Deste modo, ainda que em 2016 a maior quota em folhetos fosse atribuída às Outras Marcas, actualmente as MDD's e a marca Matutano são as que detém um maior número de inserções.

É de notar que a marca Origens Bio só começou a surgir em folheto no mês de Fevereiro e já ocupa o 3º lugar no El Corte Inglés e a 4ª posição nas insígnias da Sonae e no Jumbo. Ainda, os 3 Skus da marca comunicados em folheto contemplam o Top 10 de Skus mais comunicados até à data em 2017, no segmento Aperitivos.

Por último, a estratégia promocional dos segmentos Aperitivos e Pipocas mantém-se, com uma maior aposta em promoções =<25%Dto (34,6% e 41,0% SoV, respectivamente). No entanto, para o segmento Batatas Fritas, se em 2016, a acção promocional mais comunicada era >25% <50%Dto (31,2% SoV), actualmente é feita uma comunicação mais agressiva =>50%Dto (39,9% SoV).

Em suma, a tendência em folheto é o aumento do número de inserções do segmento Aperitivos, com o contributo das novas marcas "saudáveis" que vão surgindo no mercado.

Notas Metodológicas

e-Foliotrack
O e-FolioTrack reúne numa plataforma on-line os folhetos dos principais retalhistas em Portugal em diversas áreas, desde o dia 1 de Janeiro de 2009. Os folhetos são um dos principais canais de comunicação entre os retalhistas e o consumidor final, sendo por isso alvo de grande investimento dentro deste sector de actividade. Normalmente, os produtos em folheto representam elevados incrementos nas vendas, pois trata-se de packs promocionais, produtos inovadores ou acções em preço directo, cartão ou talão. Os resultados do e-Foliotrack são fornecidos em suporte digital, através do site e-Foliotrack

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais