Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A luta dos professores pelo descongelamento das progressões na carreira foi o destaque informativo da semana de 13 a 19 de novembro de 2017, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
21 novembro 2017

A luta dos professores pelo descongelamento das progressões na carreira foi o destaque da última semana. Após uma greve e horas de duras negociações, os sindicatos e o Governo chegaram a um compromisso. O serviço Telenews registou um total de 99 notícias e quase 4 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com 1 hora e meia de emissão e 37 notícias emitidas.

última semana ficou marcada igualmente pelo agudizar de situações de seca extrema. Em várias zonas de Portugal Continental, as autoridades locais preparam ou já desencadearam medidas para apoiar as populações devido à falta de água. Em Viseu dezenas de camiões transportam água para abastecer as populações. As repercussões da seca na economia agrícola e o debate sobre as alterações climáticas foram alguns dos temas em discussão ao longo da semana. O serviço Telenews assinalou um total de 98 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 2 horas de emissão e 44 notícias emitidas.

No futebol português, a solidariedade foi o destaque da última semana. A selecção portuguesa jogou dois jogos particulares, um com a Arábia Saudita em Viseu e outro com os Estados Unidos em Leiria. As receitas destes encontros de preparação destinam-se a apoiar as vítimas dos incêndios que atingiram particularmente as regiões em causa. No fim-de-semana jogou-se nova eliminatória da Taça de Portugal com os três grandes a passarem à fase seguinte. O serviço Telenews identificou um total de 175 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 1 hora e meia de emissão e 66 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a greve dos professores e as negociações com o Governo foi o tema com maior número de referências. O tema representou 29% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais