Sagres e SuperBock em destaque nos folhetos

Sagres e SuperBock em destaque nos folhetos

placeholder

Confira quais as marcas de cerveja mais presentes nos folhetos da Grande Distribuição, de acordo com os resultados e-FolioTrack, da Marktest.

Marktest Investimentos
21 agosto 2018

Apesar do verão ter chegado mais tarde do que é habitual, chegou muito a tempo! Com o calor, a sede aumenta e a vontade de beber uma cerveja fresca é inquestionável. Seja Mini, com Limão, Preta e até Sem Álcool. O calor é sempre uma desculpa para beber mais uma, então se for acompanhada com tremoços, caracóis, outros pesticos... e com o Mundial de Futebol nem se fala! Que bom!

Neste sentido, a Marktest Retail apresenta um artigo sobre esta categoria, baseado na informação recolhida do seu estudo e-Foliotrack (análise de folhetos) nos meses de Janeiro a Maio de 2016, 2017 e 2018.

No período em análise, verifica-se um maior investimento em inserções na categoria de Cerveja de ano para ano. No YTD 2018 a categoria regista 1897 inserções, com um aumento de +462 face ao YTD 2017 e +879 quando comparado com o YTD 2016.

Dentro da categoria, em 2018, 94% das inserções correspondem a Cervejas s/ Álcool.

No que diz respeito às marcas, a Sagres e SuperBock mantêm a liderança no total das insígnias em análise, com maior destaque para a Sagres, que aumenta 3.8p.p. e a SuperBock reduz 3.3p.p. No entanto, ambas aumentam o registo do número de inserções (+251 e +128, respetivamente).

No YTD 2018, o mês de Maio é o mês onde se regista um maior número de inserções regista (+106 face a Abril).

A liderança entre Sagres e SuperBock varia consoante os meses. Se em Janeiro, Fevereiro e Abril é a marca Sagres responsável pelo maior SoV, em Março e Maio a marca é ultrapassada pela SuperBock. A Sagres regista o menor SoV do ano no mês de Maio (34,0% vs. 41.6% da marca Super Bock).

Ao nível das insígnias, a marca Sagres observa um aumento de SoV em algumas das insígnias em análise com maior destaque no Minipreço Family (+13.5p.p.), Continente Modelo (+6.8p.p.) e Pão de Açúcar (+6.7p.p.). Por outro lado, no El Corte Inglés reduz -11.6p.p. e no Intermarché Super perde -7.8p.p.

A marca SuperBock aumenta o SoV em 15.7p.p. no El Corte Inglés, seguido do Pão de Açúcar (+8.0p.p.). No E Leclerc é onde observa uma maior descida (-9.2p.p.).

No que diz respeito às restantes marcas em análise, a Carlsberg verifica a maior perda de quota nas insígnias do grupo Auchan (-15.4p.p. no Pão de Açúcar e - 8.4p.p. no Jumbo).

Verifica-se também um menor investimento em folheto nas MDD's das insígnias Minipreço Family (-14.9p.p.) e Lidl (-6.4p.p.). Nesta última insígnia referida, as Outras Marcas aumentam a presença em 11.0p.p.

Analisando as submarcas da Sagres, verifica-se que a Sagres Mini é a que regista um maior número de inserções em ambos os períodos em análise. Desce, no entanto, 2.1p.p. face ao YTD 2017. Por outro lado a Sagres Bohemia aumenta 2.7p.p. no YTD 2018.

Relativamente às submarcas da SuperBock, a SuperBock Mini é também a submarca com maior SoV em folhetos. A SuperBock de 33cl reduz 10.2p.p. face a 2017. Esse espaço é ocupado pela nova submarca da SuperBock - Coruja que, mesmo só tendo surgido em folheto em Fevereiro, já ocupa 13.2% do SoV da marca. O mês onde a submarca registou o maior SOV foi em Março (21.4%).

Na análise do tipo de promoções observa-se um maior investimento em acções de >=25% <50% Dto no YTD 2018 face ao YTD 2017 (+9.8p.p.). Este aumento é observados em cada um dos 5 meses em análise. No entanto a acção promocional com maior SoV é>=50% Dto, ainda que reduza 11.7p.p.

Nas submarcas da Sagres, as acções da Sagres Mini ainda são maioritariamente >50% Dto (-6.2p.p. comparando com o YTD 2017). Nas restantes submarcas a acções são, na sua maioria entre >=25% <50% Dto. Note-se que no YTD 2017 as acções da Sagres Radler eram essencialmente>=50% Dto (10.4% em 2017 vs. 0.1% em 2018).

No que diz respeito às submarcas da SuperBock, apenas as SuperBock Mini, Normal e Sem Álcool observam um maior SoV em acções >=50% Dto em 2018.

Em conclusão, a Sagres e a SuperBock continuam uma luta, que é só sua, para a maior quota de espaço em folheto, com a SuperBock a destacar-se com a introdução em força da nova submarca em folheto – Coruja.

Notas Metodológicas

e-Foliotrack
O e-FolioTrack reúne numa plataforma on-line os folhetos dos principais retalhistas em Portugal em diversas áreas, desde o dia 1 de Janeiro de 2009. Os folhetos são um dos principais canais de comunicação entre os retalhistas e o consumidor final, sendo por isso alvo de grande investimento dentro deste sector de actividade. Normalmente, os produtos em folheto representam elevados incrementos nas vendas, pois trata-se de packs promocionais, produtos inovadores ou acções em preço directo, cartão ou talão. Os resultados do e-Foliotrack são fornecidos em suporte digital, através do site e-Foliotrack

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais