Uso do Solo em Portugal Continental

Uso do Solo em Portugal Continental

placeholder

De acordo com os dados da Direção-Geral do Território, a partir da Carta de Regime de Uso do Solo, disponibilizados no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, 93% do uso do solo em Portugal Continental está classificado como Rural nos Planos Diretores Municipais.

Grupo Marktest
23 abril 2019

Em 2017, os dados da Direção-Geral do Território, com base na Carta de Regime de Uso do Solo, mostram que o uso do solo em Portugal Continental, identificado nos Planos Diretores Municipais como Rural, tem uma área que ultrapassa os 8 milhões hectares, o que corresponde a 93% da área total, deixando 7% classificado como área Urbana. Contudo, as diferenças concelhias são assinaláveis.

Se, por um lado, os concelhos de Lisboa, Amadora e Porto têm a totalidade do seu Uso do Solo classificado como Urbano, em concelhos como Avis esta percentagem é de 0.4%. Também em Monchique e Mértola a proporção é bastante reduzida (0.5% nos dois concelhos).

Nos mapas abaixo é possível observar as assimetrias entre as áreas urbanas e as rurais, marcadas com o contraste interior/litoral:

Dos concelhos considerados para esta análise, 261 tem uma área Rural acima de 50%. Já com área urbana acima de 50%, encontramos 16 concelhos.

Os dados concelhios desta análise são da Direção-Geral do Território, publicados pelo INE e estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest.

Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação ou contacte-nos para mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais