Maioria considera que famílias não estão preparadas para o ensino à distância
Maioria considera que famílias não estão preparadas para o ensino à distância
placeholder
Segundo uma sondagem realizada pela Marktest, a maioria dos portugueses considera que as famílias não estão preparadas para o ensino à distância, através da telescola ou por internet.
Grupo Marktest
28 abril 2020

Inquiridos pela Marktest entre os dias 14 e 21 de abril de 2020 relativamente à nova modalidade de ensino à distância recentemente implementada, a maioria (60.8%) afirmou que as famílias portuguesas não estão preparadas para tal. 35.6% respondeu afirmativamente à questão e 3.6% não soube ou não quis responder.

placeholder

Entre os inquiridos que consideraram que as famílias portuguesas não estão preparadas para o ensino à distância, através da telescola ou por internet, a esmagadora maioria considerou que tal se devia ao facto de as famílias não terem suportes suficientes para todos os alunos do agregado (televisão/pc), uma opinião de 82.1%.

Outras das razões invocadas, foram o facto de os pais não terem disponibilidade para acompanhar os filhos (44.7%) ou a maioria dos pais não terem conhecimentos suficientes para acompanhar/ajudar os filhos (44.4%).

Houve ainda um conjunto de 11.9% de inquiridos que apontou outras razões, como o facto de ser algo que necessita tempo para as pessoas se ajustarem, não terem Internet ou o facto de os jovens não estarem preparados para isso.

placeholder

Esta sondagem foi realizada pela Marktest, entre os dias 14 e 21 de abril de 2020. O universo é composto pelos indivíduos com 16 ou mais anos de idade residentes em Portugal. A amostra de estudo é constituída por 976 entrevistas telefónicas, selecionadas segundo o método aleatório. A margem de erro máxima para o total, para um intervalo de confiança de 95%, é de ±3.14%. A recolha da informação foi realizada através de um questionário estruturado constituído por perguntas fechadas. As entrevistas foram recolhidas telefonicamente e registadas de imediato em computador através do Sistema C.A.T.I. ("Computer Assisted Telephone Interview").

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias
Em Agenda ver mais
  • Foresight Conference 2026

    Conferência dedicada à integração de foresight e market insights, explorando metodologias, casos práticos e ferramentas para antecipar tendências, apoiar a inovação e melhorar a tomada de decisão estratégica nas organizações.

    14 de outubro de 2026

    MRS - The Market Research Society

    Radisson Blu Edwardian, Londres, UK

    [email protected]

  • Innovation Pipelines Conference 2026

    Conferência dedicada à forma como a investigação e os insights impulsionam a inovação, abordando metodologias e casos práticos para identificar oportunidades de mercado, desenvolver, testar e lançar novos produtos e propostas de valor com maior rapidez e confiança.

    15 de outubro de 2026

    MRS - The Market Research Society

    Londres, UK

    [email protected]