Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A epidemia Covid 19 foi novamente o tema dominante nas notícias de Tv da semana de 20 a 26 de abril de 2020 segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
28 abril 2020

A pandemia continua a ser o tema em destaque. Em tempo de Estado de Emergência as autoridades portuguesas preparam medidas para o levantamento progressivo das medidas de confinamento e a abertura das empresas e pequenos negócios. A progressão do número de novos infectados e de mortes mantém-se estável, apesar da preocupação gerada por novos focos de infecção em estabelecimentos que albergam migrantes refugiados na zona urbana de Lisboa. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 666 notícias e mais de 30 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 10 horas e meia de emissão e 228 notícias emitidas.

O aniversário da Revolução de Abril foi assinalado em cerimónia oficial realizada no Parlamento. As cerimónias decorreram perante uma plateia com número reduzido de deputados e convidados por questões de saúde pública. Milhares de portugueses não deixaram de assinalar a data cantando a Grândola Vila Morena à janela de suas casas para comemorar o 25 de Abril. Um país em confinamento que não deixou de celebrar o Dia da Liberdade. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 111 notícias e 5 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com 2 horas de emissão e 42 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque continuou a ser a pandemia de Covid-19. O tema representou 55% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

De referir que num universo de programas que emitiram no seu conjunto 1660 notícias com uma duração total de 66 horas, este tema registou mais de 40% de notícias e tempo de emissão.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais