Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

Os novos casos de Covid19 após o período de confinamento mantiveram-se como tema em destaque nas notícias de Tv da semana de 25 a 31 de maio de 2020, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
2 junho 2020

Novos surtos de Covid19 na região de Lisboa obrigam o Governo a colocar em pausa o processo de desconfinamento e a reabertura económica. Os Centros Comerciais vão permanecer fechados em Lisboa e Vale do Tejo, enquanto as equipas médicas vão para o terreno para identificar cadeias de transmissão activas na população. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 592 notícias e 24 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 10 horas de emissão e 216 notícias emitidas.

Quando a UE prepara um Fundo para apoio aos países afectados pela Pandemia, o Primeiro-Ministro António Costa convidou António Costa e Silva, Presidente da Partex, para traçar um plano de recuperação económica de médio e longo prazo para o país. As previsões de queda nos valores do PIB e o aumento do défice das contas públicas vão obrigar à elaboração de um OE rectificativo em 2020. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 179 notícias e 7 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com mais de 2 horas e meia de emissão e 63 notícias emitidas.

No âmbito internacional, o grande destaque foi para a situação nos EUA. Com o número de infetados e de vítimas mortais do novo coronavírus a crescer, uma nova polémica de violência policial contra um afro-americano, que resultou na morte deste, incendiou o país. Dezenas de cidades americanas são palco de violentos protestos. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 120 notícias e mais de 4 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com quase 2 horas de emissão e 48 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para o aumento de novas infecções. O tema representou 57% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais