Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

O desconfinamento e o aparecimento de novos focos de contaminação de Covid19 foram o tema em destaque nas notícias de Tv da semana de 15 a 21 de junho de 2020, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
23 junho 2020

As festas e ajuntamentos de jovens, um pouco por todo o país, podem levar a um retrocesso no desconfinamento em Portugal Continental. A região de Lisboa e Vale do Tejo, com foco nos concelhos de Sintra e Amadora, continua a ser a zona de maior crescimento de novos infectados de Covid-19. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 528 notícias e mais de 20 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 7 horas de emissão e 180 notícias emitidas.

Outro dos temas em destaque na última semana foram as mudanças nas Finanças. A troca de Mário Centeno por João Leão na liderança do Ministério das Finanças, a aprovação do OE Suplementar na generalidade e o assunto do financiamento do Novo Banco foram os temas que marcaram a semana. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 84 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com mais de 1 hora de emissão e 31 notícias emitidas.

As zonas de Aljezur e Vila do Bispo, no Algarve, foram palco do primeiro grande incêndio de 2020. As chamas não provocaram vítimas, mas destruíram uma centena de habitações precárias. A última semana foi igualmente marcada pelo assinalar do terceiro aniversário da tragédia de Pedrógão Grande. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 66 notícias e quase 3 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 29 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pandemia de Covid-19 e os riscos do retrocesso no desconfinamento. O tema representou 52% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais