Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A vaga de incêndios que atingiu Portugal Continental foi o tema em destaque nas notícias de Tv da semana de 13 a 19 de julho de 2020, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
21 julho 2020

O destaque da última semana foi o impacto na industria do turismo da abertura condicionada das fronteiras no espaça da UE. Os recentes surtos de covid-19 em Portugal Continental podem colocar em cheque, não só a indústria turística portuguesa, mas também a possibilidade de férias em Portugal dos muitos emigrantes portugueses no espaço da EU. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 389 notícias e 14 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 5 horas de emissão e 158 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana foram os Incêndios. Quando Portugal registava números de incêndios e área ardida abaixo dos valores dos últimos anos, uma vaga de calor trouxe uma onda de incêndios de norte a sul de Portugal continental. Castro Verde, Cascais, Valongo e Santo Tirso foram alguns dos locais castigados por incêndios violentos. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 186 notícias e 6 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 2 horas e meia de emissão e 77 notícias emitidas.

Seis anos após a queda do BES e do Grupo Espírito Santo, o Ministério Público deduziu acusação a Ricardo Salgado e mais vinte e quatro outros arguidos. O Ministério Público concluiu que os vinte e cinco acusados no processo, causaram prejuízos de quase 12 mil milhões de euros. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 87 notícias e 5 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 2 horas de emissão e 37 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a vaga de incêndios que atingiu Portugal Continental na última semana. O tema representou 48% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais