Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A pandemia de COVID-19 mantém-se o destaque nas notícias de Tv na semana 4 a 10 de janeiro de 2021.
Grupo Marktest
12 janeiro 2021

placeholderA pandemia foi o grande destaque da última semana. O número de novos infectados não para de crescer, os hospitais do SNS regista números recorde de doentes internados e em Unidades de Cuidados Intensivos. Para proteger o SNS o governo prepara-se para decretar um novo confinamento. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 542 notícias e 20 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com 7 horas de emissão e 196 notícias emitidas.

Outro dos assuntos em destaque na última semana foi o caso da nomeação do novo Procurador Europeu. O Ministério da Justiça português terá enviado informação incorrecta sustentando a escolha do procurador José Guerra. A Ministra da Justiça Francisca Van Dunem foi ouvida no Parlamento acerca do caso e mantém a confiança do Primeiro-Ministro António Costa. O serviço Telenews da MediaMonitor contou um total de 60 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 28 notícias emitidas.

Nos Estados Unidos, manifestantes em apoio do Presidente cessante Donald Trump invadiram o Capitólio, símbolo da democracia Americana, onde se reúnem Congressistas e Senadores eleitos pelo povo americano. O objectivo dos invasores era impedir o reconhecimento da vitória eleitoral do Presidente Eleito Joe Biden e impedir a sua tomada de posse. O Governo decretou um dia de luto nacional. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 105 notícias e 4 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com mais de 1 hora e meia de emissão e 41 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pandemia de covid-19, o aumento do número de casos e um novo confinamento que se prepara. O tema representou 67% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais