Luandenses avaliam a divulgação da informação acerca da COVID-19
Luandenses avaliam a divulgação da informação acerca da COVID-19
placeholder
Os dados da última sondagem da Marktest Angola revelam que menos de metade dos Luandenses considera credíveis as informações divulgadas acerca da Pandemia de COVID-19.
Grupo Marktest
26 janeiro 2021
placeholder

De acordo com os dados da última sondagem da Marktest Angola realizada na província de Luanda, 43% dos entrevistados considerou credíveis ou muito credíveis as informações divulgadas ao longo de 2020 sobre a pandemia.

Os mais céticos relativamente à credibilidade das notícias pertencem aos estratos sociais mais elevados (classes socias A/B) e médios (classe C), com apenas 39% e 37% respetivamente. Já os estratos sociais mais baixos (classe E) são os mais crentes nas notícias/informação a que têm acesso (50%).

Para estes entrevistados, o canal de televisão preferido para se manter informado (notícias e outras informações sobre a atualidade) é a TV Zimbo com 52%, seguido da TPA1 com 23%. Num outro patamar de preferência surge a Euronews (7%), a Zap Viva e a Record (ambas com 4%).

As razões de preferência apresentadas variam de canal para canal. Em relação à Zimbo e Euronews, a credibilidade (47% e 43%), foi a mais mencionada. Para os que preferem a TPA1, a razão mais mencionada foi a cobertura do dia a dia e a realidade do País/Províncias (20%).

Ficha técnica:
Universo - População residente na província de Luanda, com 15 ou mais anos (4 848 341- Fonte INE – Projeção da população Nacional e da Província de Luanda 2020).
Amostra- Previstas 500 entrevistas e realizadas 501 entrevistas
Processo de amostragem- Fez-se com recurso às nossa bases de contactos telefónicos e a amostra foi estratificada por município, com quotas de sexo, idade e estrato socio económico.
Metodologia- Questionário semi-estruturado com 5 questões, através de entrevista pessoal e direta.
Tratamento da informação- Os resultados do estudo foram ponderados e extrapolados para o universo em estudo.
Recolha de informação- Entre os dia 5 e 11 de janeiro de 2021.
A análise destes resultados é da exclusiva responsabilidade da Marktest Angola.

Acompanhe os detalhes desta sondagem no nosso site covid19.marktest.pt e contacte-nos para mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais
  • 30º Congresso APDC

    “Reinventing with Technology” é o tema do Congresso da APDC, este ano apresentado forma híbrida. Estão previstos painéis de discussão, entrevistas, oradores e sessões de networking em Lisboa e online.

    12 a 13 de maio de 2021

    APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Lisboa e Online

    congresso@apdc.pt

  • Questionnaire Design Best Practices

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, este evento será realizado online.

    19 de maio de 2021

    ESOMAR