Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
O alargamento da vacinação a maiores de 30 anos e a subida da taxa de incidência de COVID-19 em Lisboa e Vale do Tejo foram destaque nas notícias de Tv na semana 17 a 23 de maio de 2021.
Grupo Marktest
25 maio 2021
placeholder

A pandemia de covid-19 foi o destaque da última semana. Portugal prepara o alargamento da vacinação a maiores de 30 anos. O desconfinamento começa a reflectir-se na subida da taxa de incidência da infeção na região de Lisboa e Vale do Tejo, o Governo anunciou o aumento da testagem na região. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 262 notícias e 8 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 3 horas e meia de emissão e 101 notícias emitidas.

No âmbito internacional, o destaque da última semana foi a invasão de migrantes que se registou nas fronteiras espanholas do Norte de África. Os enclaves espanhóis em Marrocos, as cidades portuárias de Ceuta e Melilla, assim como as ilhas Canárias, estão sob pressão migratória com a chegada de milhares de migrantes provenientes de Marrocos e de outros países da região. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 67 notícias e quase 3 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 1 hora de emissão e 25 notícias emitidas.

O futebol nacional esteve igualmente em destaque na última semana. Terminou oficialmente e época 2020/21, com a final da Taça de Portugal, realizada em Coimbra, e que teve por vencedor o SC Braga. O Seleccionador Nacional, Fernando Santos, anunciou os convocados para o Euro 2020 que decorrerá de 11 de junho a 11 de julho em 11 cidades da Europa. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 137 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 49 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pandemia de Covid-19. Terminou a cerca sanitária em Odemira, a vacinação continua em bom ritmo e abriram-se as fronteiras, o que permitirá trazer alguma recuperação ao turismo. O tema representou 26% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais