Portugueses estão a ouvir mais rádio e durante mais tempo
Portugueses estão a ouvir mais rádio e durante mais tempo
placeholder
Os dados do estudo Bareme Rádio da Marktest, disponíveis no Media & Advertising Global Report 2021, mostram um aumento no consumo de rádio em Portugal, onde os indivíduos dos 35 aos 44 anos são quem maior afinidade regista com o meio.
Grupo Marktest
3 maio 2022

placeholder O Media & Advertising Global Report 2021, do Grupo Marktest, reúne a informação mais relevante sobre audiências de meios, investimentos publicitários e cobertura noticiosa. Uma análise dos dados disponíveis sobre o meio rádio, com base no estudo Bareme Rádio da Marktest, permite verificar que o tempo médio dedicado à rádio em Portugal subiu para 3 horas e 10 minutos por dia.

O consumo de rádio aumentou em Portugal no último ano, crescendo de uma audiência acumulada de véspera de 55,8% para 59,3%. Esta tendência no hábito de ouvir rádio repercutiu-se também no tempo médio dedicado a este meio de comunicação, que aumentou 6 minutos por dia, para uma média de 3 horas e 10 minutos.

Esta são duas das conclusões que constam na primeira edição do Media & Advertising Global Report, produzido pelo Grupo Marktest, que reúne a informação mais relevante sobre audiências de meios, investimentos publicitários e cobertura noticiosa no mercado português em 2021.

No que respeita ao segmento de rádio, a análise compilada neste Media & Advertising Global Report revela ainda que o período entre as 6h00 e as 10h00 da manhã é aquele em que se verifica um maior consumo deste meio, com 30.7% de audiência acumulada de véspera.

A análise à segmentação de públicos permite perceber que os indivíduos dos 35 aos 44 anos são aqueles que apresentam maior afinidade com o meio rádio, registando níveis de audiência 29% acima da média.

Entre os grupos ocupacionais, os técnicos especializados e pequenos proprietários são quem regista maior audiência de rádio (32% acima da média), seguidos dos empregados dos serviços e comércio (com mais 26% de audiência do que a média). Os indivíduos pertencentes à classe alta têm também um consumo de rádio 24% acima do valor médio.

O Media & Advertising Global Report está disponível na YumiAnalytics web, uma plataforma desenvolvida pelas empresas Markdata e TWA, do Grupo Marktest, e que permite uma exploração dinâmica da informação compilada neste estudo e a análise detalhada dos indicadores mais relevantes para uma radiografia completa aos investimentos publicitários (em televisão, rádio, imprensa, outdoor, internet e cinema), às audiência de meios (televisão, rádio, imprensa e internet) e à cobertura noticiosa nas televisões.

Veja um pequeno exemplo da informação e análises disponíveis no Media & Advertising Global Report 2021:

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais