Venda de combustíveis baixa em volume
Venda de combustíveis baixa em volume
placeholder
As vendas de combustíveis têm mostrado nos últimos anos uma tendência de quebra para valores inferiores à média da década de 90.
Grupo Marktest
24 maio 2022

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, contabilizam, em 2020, um volume de vendas de combustíveis de 7,7 milhões de toneladas em Portugal.

Este valor inclui os seguintes tipos de combustíveis: butano, coque, fuelóleo, gás auto, gasóleo, gasóleo colorido, gasóleo para aquecimento, gasolina sem chumbo 95, gasolina sem chumbo 98, nafta química, petróleo, propano, outros combustíveis.

A venda de combustíveis tem registado algumas oscilações ao longo dos 36 anos em que a Marktest analisa esta informação. Desde 2008, contudo, observa-se uma tendência geral para o decréscimo. O valor de 2020 é o sétimo mais baixo da série analisada, só superior ao observado entre 1984 e 1990, os primeiros anos em análise.

placeholder

O gráfico seguinte permite confirmar esta afirmação, com a representação dos valores médios de cada uma das décadas, onde fica claro que os valores de 2020 estão apenas acima do registado na segunda metade da década de 80. De salientar ainda que só a partir de 2008 é que os dados incluem os concelhos das Regiões Autónomas.

placeholder

A nível concelhio, Sines concentra 12.7% do total das vendas, seguido de Lisboa, com 3.0%, e Matosinhos, com 2.6%, o mesmo valor de Alcanena. Vila Franca de Xira representa 2.3% e Leiria 2.1%. Em conjunto, estes seis concelhos concentram mais de um quarto do volume total (25.2%). Pelo contrário, Golegã, Santa Cruz das Flores, Barrancos, Tabuaço e Porto Moniz representam os concelhos com menor volume de venda de combustíveis.

O volume de vendas de combustíveis de 2020 equivale a uma média de 749 Kg por habitante. Sines, Alcanena, Porto Santo, Azambuja e São Roque do Pico são os concelhos com maior volume de venda de combustíveis per capita, ao contrário de Golegã, Tabuaço, Alandroal, Gavião e Idanha-a-Nova, onde se observam os valores mais baixos.

Os dados desta análise estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992 e na sua aplicação web Municípios Online. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW APAC 2022

    Evento dedicado ao Market Research.

    6 a 7 de julho de 2022

    Merlien Institute

    Singapura

  • CIAIQ2022

    11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

    12 a 15 de julho de 2022

    Ludomedia

    Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha; Espanha