Expectativa baixa novamente

Os dados do Barómetro Político Marktest/DN/TSF revelam que as expectativas da população portuguesa estão a descer.

Observando o gráfico, verifica-se que, após a evolução positiva verificada a partir de Fevereiro de 2003, em Setembro a curva geral do Índice de Expectativa volta a descer. As mulheres continuam a ser mais pessimistas que os homens, não indo além de 35 pontos de índice (referência: acima de 50 optimismo).

Analisando o índice por idades, verifica-se que a faixa etária entre os 18 e os 34 anos é a menos pessimista e aquela onde onde o índice menos diminuiu entre Julho e Setembro. Os mais jovens continuam assim a ser aqueles que mais se aproximam do optimismo (com 49.3 pontos).

A região Sul é a mais pessimista, com 31.9 pontos de índice de expectativa, seguida do Litoral Centro e do Interior Norte, respectivamente com 38.6 e 38.7 pontos. É ainda de salientar que foi na região do Litoral Centro que se verificou a maior quebra deste índice, comparando com os valores do último Barómetro (de Julho de 2003): -28%.

Nas regiões da Grande Lisboa, Grande Porto e Litoral Norte o índice de expectativa também diminuiu, acompanhando a tendência geral, situando-se os seus valores entre os 40 e os 43 pontos.

De acordo com as intenções de voto dos inquiridos, observa-se que aqueles cuja intenção de voto é PSD continuam menos pessimistas do que aqueles cuja intenção de voto é PS. A população com intenção de voto PSD mantém-se no nível do optimismo moderado e a população com intenção de voto PS no Pessimismo Moderado.

O Barómetro Político Marktest/DN/TSF é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos, do qual resulta o Índice de Expectativa. Para mais informações consulte a Ficha Metodológica.



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

  • Data Analytics - Tools & Methodologies

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    15 de outubro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk