Sondagem: Regresso às Aulas

O regresso às aulas está aí e, para conhecer os hábitos de compra de lisboetas e portuenses nesta época, a Marktest realizou para a Marktest.com uma sondagem exclusiva.

Dos 44% de inquiridos que estuda ou tem filhos a estudar, 36.4% afirma comprar a maior parte dos livros e manuais escolares em lojas/papelarias/livrarias perto de casa, 18.2% fá-lo neste tipo de lojas perto da escola, 10.9% perto da faculdade e 7.3% perto do trabalho. Há ainda 11.8% de inquiridos que afirma comprar estes livros e manuais noutros locais e 15.4% não sabe ou não responde à questão.

Já relativamente à compra de materiais escolares, 50% dos inquiridos que estuda ou tem filhos a estudar compra estes produtos em grandes superfícies/hipermercados. Há ainda 21.8% de inquiridos que afirma fazê-lo em lojas/papelarias/livrarias perto de casa, 11.8% neste tipo de lojas perto do trabalho ou da escola, 2.7% noutros locais e 13.6% que não sabe ou não responde à questão.

Outro dos objectivos desta sondagem foi perceber em que medida as campanhas de promoção dos super e hipermercados para o tema específico do regresso às aulas motiva a compra efectiva ou não. A esta questão, 58.2% dos inquiridos que estuda ou tem filhos a estudar afirma que não costuma aproveitar essas campanhas para comprar materiais escolares, contra 40% que dá uma resposta positiva.

Outro indicador que surge da análise destes resultados é o de que os lisboetas e portueneses parecem deixar para mais tarde a aquisição dos livros e materiais escolares, já que 60% dos inquiridos a estudar ou com filhos a estudar afirmou ainda não ter feito estas compras.

A sondagem foi realizada pela Marktest no dia 5 de Setembro de 2002. Consulte a Ficha Metodológica.



Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais