Uma questão de prestigio

Confira como vai a imagem das personalidades da política e da vida pública portuguesa no Barómetro Marktest/DN/TSF.


O barómetro Marktest/TSF/DN avalia mês a mês a imagem de 37 personalidades junto dos potenciais eleitores do Continente. Todos os nomes são sugeridos e, para cada um deles, é pedida uma opinião aos entrevistados. Isto poderá significar que a tabela não é exaustiva.

Os entrevistados são convidados a avaliar a actuação de cada uma das figuras constantes da lista as quais são apresentadas de forma aleatória para superar o efeito de ordem.

Normalmente a imagem de cada político é avaliada ou pela percentagem de opiniões positivas ou pela diferença entre opiniões negativas e positivas. Este último critério que é o utilizado no DN, tem o inconveniente de não levar em conta a notoriedade e poderá, por exemplo, atribuir o mesmo “score” (+10%) nos dois casos seguintes.

placeholder

Para poder estabelecer um ranking de imagem que levasse em conta também a notoriedade, a Marktest começou a apresentar a partir de Janeiro deste ano um novo indicador, o índice de prestigio, o qual é calculado pela expressão: N x IP/IN

IP índice de imagem positiva ou favorável
IN índice de imagem negativa ou desfavorável.
N é a notoriedade isto é a soma das opiniões expressas : N=(IP+IN)/100

Por exemplo, um politico que obtivesse a seguintes respostas

placeholder

Teria um índice de prestigio de 0,75 x 45/30 ou seja 1,125


Podemos assim ter a lista ordenada dos nossos políticos e dirigentes que se apresenta no quadro seguinte com resultados referentes ao mês de Janeiro e Fevereiro de 2004:

placeholder

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais