Possível Guerra com o Iraque continua a dominar o Acontecimento da Semana

placeholderÉ cada vez mais notória a preocupação da população residente no Grande Porto e Grande Lisboa, inquirida pelo Fonebus da Marktest, relativamente ao conflito entre o Iraque e os Estados Unidos. De facto, este tema domina, tanto no assunto mais positivo como no mais negativo da semana.

No que respeita ao acontecimento mais negativo, os inquiridos referem-se sobretudo à possível guerra com o Iraque, sendo esta precupação crescente (22% de referências na semana passada e 27,8% esta semana).

placeholder

Nesta sondagem surge ainda a questão da pedofilia como o segundo tema de maior preocupação para os inquiridos (11% de referências). Outros acontecimentos considerados negativos são o desemprego (4.7%) e a morte da família de Carlos Calado (3.9%).

Relativamente ao acontecimento positivo, uma grande percentagem de inquiridos continua a não saber responder a esta questão (74.5%) e para 5.1% não aconteceu nada de positivo na semana considerada (o dobro, relativamente à semana passada).

placeholder

De entre aqueles que respondem, a questão do Iraque é novamente salientada. Para 3.5% da população o acontecimento mais positivo foi o facto da guerra Iraque/Estados Unidos ainda não ter começado. Para 2.4%, foram os esforços/conversações levadas a cabo para evitar a referida guerra e, para 2%, as manifestações contra a guerra.

O futebol também é referido enquanto acontecimento positivo. Para 2.7% o acontecimento mais positivo da semana foi a vitória do Futebol Clube do Porto e para 2%, a vitória do Benfica.

Esta sondagem foi realizada pela Marktest no dia 27 de Fevereiro de 2003, tendo a seguinte Ficha Metodológica.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais