PSD consolida intenções de voto dos portugueses

Analisando o gráfico evolutivo da Projecção de Voto para a Assembleia da República, obtido a partir do Barómetro Politico Marktest/DN/TSF, do mês de Julho, verifica-se uma tendência crescente da preferência dos eleitores portugueses pelo PSD.

Clique na Imagem

Com efeito, este partido tem vindo a crescer nas intenções de voto, desde Abril de 2003 (tendo nesta data 34.7% das intenções), alcançando em Julho 43.3%.

Depois de ter chegado a 7.7% de intenções de voto em Junho, o CDS-PP vê agora a sua percentagem baixar novamente (desta vez para 5.5%, o mesmo valor de Abril), sendo mesmo ultrapassado pela coligação PCP/CDU/PEV (que este mês alcança 6.6%).

O Bloco de Esquerda mantém-se como o partido com a percentagem de intenção de voto mais baixa (4.7%).

Analisando as intenções de voto por idades, verifica-se que tanto os eleitores com idade entre os 18 e os 34 anos, como os eleitores com mais de 55 anos, votariam no PSD. Já os eleitores entre os 35 e os 54 anos estão mais divididos (38.9 votaria PSD e 38.5%, PS).

Em termos de eleitores por classe social, o Bloco de Esquerda é o terceiro partido com maior intenção de voto na classe Alta/Média Alta (11.1%), enquanto que na classe Média Baixa/Baixa não vai além dos 2.3%, sendo que o terceiro partido, nesta classe é a coligação PCP/CDU/Verdes.

Veja aqui a Ficha Metodológica deste Barómetro.



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais