O país em chamas

placeholderNos últimos dias o país foi confrontado com uma situação infelizmente habitual em época de Verão: os incêndios florestais. Os números da catástrofe não são ainda conhecidos mas fala-se numa situação verdadeiramente preocupante num sector cujas exportações representam 2,7 mil milhões de euros.


O Sector
As exportações de produtos florestais representaram em 2001 mais de dois por cento do PIB e superaram os 2,7 mil milhões de euros. A cortiça é, neste sector, o segmento de maior relevância, tendo sido responsável nesse ano por exportações na ordem dos 894 milhões de euros (32.6% do sector). Também o papel e cartão, bem como a pasta de celulose, são segmentos importantes neste sector e em conjunto são responsáveis por 46.5% das suas exportações. O fogo ameaça agora estes números.

placeholder

Os fogos
A Direcção Geral das Florestas registou 6492 incêndios florestais em 2002, responsáveis por uma área ardida próxima dos 122 mil hectares. Este ano, até 27 de Julho (antes das piores situações terem tido início), este organismo já tinha contabilizado 1691 incêndios florestais que haviam devastado mais de 26 mil hectares de área.

A ocorrência destes incêndios está representada no gráfico seguinte, onde se pode observar que 1995, 1998 e 2000 foram anos particularmente problemáticos para a floresta portuguesa. Em 2003 os números serão provavelmente mais graves.

placeholder

A Cobertura noticiosa
Este assunto tem merecido uma cobertura atenta por parte das estações de rádio e de Tv e, de 28 de Julho a 5 de Agosto, foi objecto de 8% do total do tempo informativo destes meios.

Segundo dados da MediaMonitor, foram emitidas 263 notícias sobre os fogos florestais neste período, num total que se situou perto das dez horas de informação.

As estações de rádio deram-lhe uma maior relevância: o tema ocupou 8.7% da duração dos seus blocos noticiosos. RDP, R. Comercial, R. Renascença e TSF dedicaram a este assunto 4 horas e 44 minutos e difundiram no total 122 notícias. A TSF foi, de longe, a estação que mais notícias difundiu sobre o assunto, que mais tempo lhe dedicou e que maior relevância lhe deu.

Nas estações de televisão, o tema foi motivo de quase cinco horas de informação, o que representou 7.4% do tempo total da emissão informativa. A RTP1 e a TVI foram os canais que mais tempo dedicaram a este tema, rondando a hora e meia.

placeholder



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais