Ferro Rodrigues mantém a pior imagem

No primeiro Barómetro Político Marktest/DN/TSF do ano, o líder do Partido Socialista, Ferro Rodrigues, apresentou-se como o líder partidário com pior imagem (com um saldo de –38.6%, sendo que 55% dos inquiridos consideraram a sua actuação negativa). Ferro Rodrigues manteve assim a última posição em termos de imagem, lugar que já ocupava desde Outubro de 2003. De referir porém, que, apesar de negativo, o saldo de respostas por parte dos inquiridos acerca da actuação deste líder tem vindo a subir nos últimos meses. No que respeita ao tempo de exposição televisiva, o líder do PS, obteve 3 horas e 23 minutos.

O ministro do Estado e da Defesa e líder do CDS-PP, Paulo Portas, apresentou-se como o segundo líder partidário com pior imagem (com um saldo de respostas de -30%). Em termos de tempo de exposição televisiva, este líder partidário, não foi além dos 18 minutos (o tempo de exposição mais reduzido de sempre).

Também com imagem negativa, está o líder do Partido Comunista Português, Carlos Carvalhas, com um saldo de respostas de –19.3%. É de salientar que este líder partidário é o suscita maior percentagem de dúvidas no que respeita à opinião dos inquiridos acerca da avaliação da sua actuação: 27.8% não sabe ou não responde à questão. O secretário geral do PCP teve uma exposição televisiva de 42 minutos.

placeholder

Durão Barroso, primeiro ministro e líder do Partido Social Democrata, que no último Barómetro se havia classificado como o segundo líder partidário com pior imagem, é agora o que obtém a imagem menos negativa (com um saldo de –18.1%), subindo 5 pontos percentuais, face ao Barómetro Político de Novembro de 2003. A exposição televisiva do primeiro ministro foi de 5 horas e 46 minutos.

Com uma exposição televisiva de cerca de 2 horas, Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda é o único líder partidário a alcançar uma imagem positiva: 24.8% (em que 45.6% dos inquiridos consideraram a actuação deste líder positiva, contra 27.5% que a consideraram negativa). Para além de alcançar uma imagem positiva, a percentagem atingida por este dirigente partidário, corresponde a uma subida de 11 pontos percentuais relativamente aos valores obtidos no Barómetro de Novembro.

O Presidente da República, Jorge Sampaio e o Presidente da Assembleia da República, Mota Amaral, mantém-se como os políticos com melhor imagem (com um saldo de 82.9% e 44.5%, respectivamente e em que 80.6% dos inquiridos considera a actuação do Presidente da República positiva). Jorge Sampaio recupera assim as percentagens obtidas entre Julho e Setembro de 2003.

Enquanto que Mota Amaral, obteve uma exposição televisiva que não foi além dos 18 minutos, o tempo de exposição de Jorge Sampaio ultrapassou as 3 horas e 20 minutos.
placeholder placeholder
placeholder placeholder
placeholder placeholder
placeholder placeholder
placeholder placeholder
placeholder placeholder
placeholder placeholder
Consulte aqui a Ficha Metodológica do Barómetro Político Marktest/DN/TSF.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais