As horas da rádio

placeholderOs portugueses ouvem rádio sobretudo no período da manhã. Coincidindo com a deslocação para o local de trabalho ou estudo, a maioria das vezes feito em automóvel particular, a rádio é uma boa companhia para suportar os frequentes engarrafamentos dessas horas. As audiências confirmam-no. Segundo os resultados anuais do Bareme Rádio, é no período compreendido entre as seis e as dez horas da manhã que mais portugueses contactam com o meio.

Tal como se observa no gráfico, a audiência acumulada de véspera para o ano de 2002 situa-se nos 54.7%, sendo o período das 6 às 10 da manhã aquele que regista maiores níveis de audiência, com 31.4%. Também o período entre as 17 e as 20 se destaca, com 20.8% dos residentes no Continente com 15 e mais anos a ouvirem rádio. Este período coincide igualmente com o regresso a casa de uma parte significativa da população, facto a que o aumento das audiências do meio não será alheio.

No prime time da rádio os principais grupos de comunicação conseguem, à excepção da Media Capital Rádio, melhor performance. O Grupo Rádio Renascença, que lidera as audiências deste meio, passa de 45.5% de share (total ano 2002) para os 49.8% no período das 6 às 10 da manhã. O Grupo Media Capital Rádio, o segundo com maior quota de audiência, vê no entanto o seu peso baixar dos 22% (total ano 2002) para os 17.4% no prime time. O Grupo RDP, consegue igualmente melhores resultados neste período do que na média do dia, ao passar de um share de 9.4% para 10.4%. Também a TSF melhora a sua quota de audiência, passando de 4.5% para 5.3 %.

placeholder

O segundo gráfico mostra a curva de audiência de rádio por períodos horários (15 minutos) para o total do Universo e para os targets mais jovens e mais idosos. Nele se constata a diferente realidade que a rádio é face à televisão. No caso da rádio, os jovens apresentam melhores níveis de audiência do que os mais idosos, contrariamente ao que se passa em televisão.

placeholder

Os hábitos de audiência dos jovens mostram também tendências diferentes de outros targets ao apresentarem níveis de audiência superiores durante a tarde e especialmente à noite, onde registam níveis bastante mais elevados do que a média do Universo.

Estes resultados são algumas das análises disponíveis no Anuário de Media e Publicidade, que a Marktest.com está a produzir, em colaboração com a Marktest e com a MediaMonitor. Para manter-se informado sobre este produto que brevemente estará disponível para aquisição no nosso site, contacte-nos já!



Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais