Imagem dos Políticos
5 maio 2004

Os dados do Barómetro Político Marktest/DN/TSF relativo a Abril, vêm demonstrar que o Presidente da Assembleia da República, Mota Amaral e o Presidente da República, Jorge Sampaio, são as figuras que apresentam maior diferencial positivo no seu saldo de imagem, comparativamente aos líderes partidários com assento parlamentar.

Relativamente ao Presidente da República, o seu saldo de imagem mantém-se como o mais elevado (79.7%) tendo aumentado o seu tempo de exposição televisiva relativamente a Março, com um total para o mês de Abril de 2:57 horas.

Já Mota Amaral, ainda que mantenha a sua imagem positiva, tem vindo a descer o valor do seu saldo desde Fevereiro, chegando a Abril com 44.6%.

Relativamente aos líderes partidários com assento parlamentar, Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, mantém-se como o único líder partidário a obter um saldo de imagem positivo. No entanto, este valor tem vindo a decrescer desde o início do ano, registando agora 15.6%. Também o tempo de exposição televisivo no último mês foi mais reduzido, com 1:02 horas.

No que respeita aos restantes líderes partidários, Paulo Portas, líder do CDS-PP, é o que obtém a imagem menos negativa, com um saldo de –30%, subindo cerca de 3 pontos percentuais relativamente a Março.

O Primeiro-Ministro e líder do PSD, Durão Barroso, é o segundo líder em termos de pior imagem. Ainda que tenha apresentado uma ligeira subida, mantém-se abaixo dos -30% (-33%).

Carlos Carvalhas, líder do PCP, apresentou um saldo de –30.5%, tendo sido o líder partidário com maior quebra no saldo de imagem (menos 9 pontos percentuais face a Março).

Ferro Rodrigues foi o líder partidário que registou maior subida (mais 8.1 pontos percentuais). Ainda assim, o líder do PS mantém-se como aquele que tem pior imagem, não ultrapassando os –36.4%.

 
 
 
 
 
 

Consulte aqui a Ficha Metodológica do Barómetro Marktest/DN/TSF.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais