Estudo de preços Novadir
5 maio 2004

placeholder A Novadir, empresa do Grupo Marktest e membro associado da Research International, realizou um estudo que permite a comparação de preços de um cabaz de produtos, em algumas lojas Hipermercados, Supermercados e Discounts.

A metodologia utilizada no estudo da Novadir foi de natureza quantitativa, com recolha de informação através de compra efectiva dos produtos constantes no cabaz definido nas lojas seleccionadas, no período de uma semana (de 29 de Março a 1 de Abril de 2004). O cabaz de compras era composto por 239 produtos: 200 produtos base e 39 produtos alternativos de outras marcas (a mais barata - primeiro preço).

O universo estudado é constituído por lojas da rede Carrefour, Continente, Feira Nova, Intermarché, Jumbo, Lidl, Minipreço/Dia, Modelo e Pingo Doce, sendo a amostra constituída por 36 lojas: 16 hipermercados, 12 supermercados e 8 discounts.

Segundo os resultados deste estudo, a análise por cadeias permite observar que é a cadeia do Modelo a que regista um valor mais baixo para um cabaz com 191 produtos comuns. Os preços podem oscilar até aos 22% entre as várias cadeias. O gráfico mostra o posicionamento das várias cadeias tomando como base 100 o valor do cabaz do Modelo, o que registou preços mais baixos.

placeholder

Uma análise das lojas que compõem cada cadeia mostra também comportamentos desiguais. Assim, lojas da mesma cadeia podem chegar a diferenças de preços no mesmo cabaz na ordem dos 12%.

A análise por cabazes mostra, por exemplo, no caso dos hipermercados, que é o Continente de Gaia que apresenta os preços mais baixos no cabaz de produtos de marca, o Jumbo de Cascais é o que regista preços mais baixos no cabaz de produtos 1º preço e o Jumbo da Maia apresenta preços mais baixos no cabaz de produtos frescos.

No caso dos supermercados, os preços mais baixos foram registados em duas lojas da cadeia Modelo: o Modelo da Tapada das Mercês é o que regista preços mais baixos no cabaz de produtos de marca e no cabaz de produtos 1º preço; já o Modelo de Vila do Conde é o que regista um valor mais baixo no cabaz de produtos frescos.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais