Portugal envelhecido

12 maio 2004

Portugal está a envelhecer e o fenómeno estende-se praticamente a todo o país. Apenas as ilhas e alguns concelhos do Norte do Continente registam uma estrutura etária relativamente rejuvenescida.

A crescente diminuição da natalidade, associada ao aumento da esperança de vida, tem provocado em Portugal um envelhecimento da população. Embora o fenómeno não seja novo, ele é sempre actual pelas dificuldades que pode colocar às gerações futuras (em termos de força de trabalho, encargos com a saúde e com a segurança social, entre outros) – questões que devem preocupar as gerações actuais.

Entre os últimos dois recenseamentos (1991 e 2001) o número de jovens até aos 14 anos diminuiu 16%, tendo também diminuido o seu peso no total da população (menos 4 pontos entre os dois períodos).

Em 2001, a região Sul apresentava-se como a mais envelhecida: o número dos seus efectivos com menos de 14 anos representava apenas 14.1% da sua população total. Pelo contrário, a Região Autónoma dos Açores apresentava a estrutura etária mais rejuvenescida, com 21.5% de jovens nos seus efectivos.

O concelho mais jovem do país era o de Ribeira Grande, nos Açores, com 27.9% de jovens, e o menos jovem, o de Vila Velha de Ródão (distrito de Castelo Branco), com 7.7% de população com menos de 14 anos.

Mesmo as regiões tradicionalmente mais jovens no país apresentam uma quebra importante neste indicador entre os dois recenseamentos. Basta analisar os dois mapas que publicamos para chegar a essa conclusão.

Estes dados estão disponíveis na análise Os Concelhos Portugueses 1992-2002 uma análise exclusiva da Marktest.com utilizando indicadores estatísticos oficiais e informação própria e que constitui um documento importante para o conhecimento do país e das mudanças que sofreu na última década.

Consulte-nos se pretender mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais