Frequentar Centros Comerciais Grupo Marktest, 14 setembro 2004
Ainda que a percentagem de frequência de centros comerciais nos tempos livres seja elevada em todas as faixas etárias, é entre a população mais jovem que este facto se verifica com maior intensidade: 87.9% dos inquiridos entre os 18 e 24 anos afirmam frequentar centros comerciais nos tempos livres. Por regiões, é no Grande Porto que encontramos as maiores referências, com 67.4% dos inquiridos nessa região a afirmar frequentar centros comerciais, face aos 62.0% de residentes na Grande Lisboa que também tem esse hábito. Atendendo às classes sociais, regista-se maior afinidade junto da classe média, com 74.6% de respostas positivas, face aos 67.2% das classes alta e média alta e aos 55.8% das classes média baixa e baixa. Na última vez que os inquiridos que costumam frequentar centros comerciais lá estiveram, 68.1% foi com o intuito de fazer compras; 33.7% foi para fazer refeições, 32.5% foi passear e 31.9% para ver montras. ![]() Uma análise por targets permite outros comentários. Fazer compras é o mais referido por todos os targets excepto pelos entrevistados com mais de 64 anos, que referem em primeiro lugar ter ido passear e só depois as compras. A ida ao centro comercial para almoçar, lanchar ou jantar foi a segunda actividade mais referida pelos homens, pelos indivíduos entre os 35 e os 44 anos, pelos residentes na Grande Lisboa e pelos pertencentes às classes alta e média alta. Já para as mulheres, para os indivíduos entre os 45 e os 54 anos e para os da classe média, a segunda actividade mais praticada foi ver montras. Pelo seu lado, os indivíduos entre os 55 e os 64 anos, os residentes no Grande Porto e os indivíduos das classes média baixa e baixa referem em segundo lugar ter ido passear. Refira-se ainda o caso dos jovens entre os 25 e os 34 anos que afirmam ter ido ao cinema como segunda actividade mais praticada na última ida a um centro comercial. Os residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto apresentam também comportamentos diferenciados. Na última vez que os inquiridos residentes em Lisboa estiveram num centro comercial foi principalmente para fazer compras (66%) e para ir aos restaurantes (40.8%). Já os habitantes do Porto, para além de fazer compras (que se mantém como a primeira actividade - 71.7%), usufruiram do centro comercial para ver montras e passear (35.9% e 34%, respectivamente) e só em quarto lugar, com 21.7% de referências, surgiu ir aos restaurantes. Esta sondagem foi realizada pela Marktest no dia 2 de Setembro, com a seguinte Ficha Metodológica. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto. |
Notícias
Notícias da mesma semana
- Programas de maior sucesso na Europa e EUA
- Oprah também na SIC Mulher
- NIKESPEED.COM
- Utilização de MMS
- Observatório Mcom
- Lisboa recebe Congresso Anual da Esomar
- Esomar com novo site
- A Internet em Agosto
- MediaMonitor TV Tops
- Você Sabia que ...
- Quem Quer Ser Milionário voltou...
- Procurar emprego na net?
- Frequentar Centros Comerciais
- Divórcio em Portugal
Dossiers ver mais
- Altitude - ESOMAR Latin America 2025
Neste evento, pretende-se, a partir de apresentações de clientes e estudos de caso na América Latina, ir além dos insights e entrar num mundo de criatividade, descoberta e networking.
1 a 3 de abril de 2025
ESOMAR
Lima, Perú
- EIC Summit 2025
Este é um evento único onde a Tecnologia se encontra com a Política, em dois dias de workshops, apresentação de projetos inovadores e oportunidades de networking.
2 a 3 de abril de 2025
European Innovation Council
Bruxelas, Bélgica