1,5 milhões de portugueses jogam futebol

Segundo os dados do estudo Consumidor 2005 da Marktest, cerca de um milhão e meio de portugueses afirmam costumar jogar futebol.

Grupo Marktest,  14 junho 2006

São 1 460 mil os residentes no Continente com 15 e mais anos que costumam jogar futebol, um valor que representa 17.6% do universo em estudo. A prática deste desporto revela grandes diferenças entre a população, sendo a idade e o sexo as variáveis mais discriminantes nesta análise.

Perto de um em cada 3 homens diz costumar jogar futebol, o que representa 30.8% do universo masculino, face aos 5.5% de mulheres que também dizem fazê-lo.

A idade é a variável que mais influencia esta prática. Entre os jovens dos 15 aos 17 anos, são 61.5% os que dizem jogar futebol, um valor que baixa para os 41.1% entre os jovens dos 18 aos 24 anos e depois gradualmente até atingir os 1.2% entre os idosos com mais de 64 anos.

A análise da ocupação também mostra comportamentos diferenciadores, já que os estudantes apresentam valores muito superiores às restantes ocupações - 50.5% dos estudantes diz costumar jogar futebol.

Uma análise do perfil dos indivíduos que costumam jogar futebol evidencia que 60.5% deles residem nas regiões do Litoral Norte, Centro ou no Sul, 83.6% são homens, 74.2% têm menos de 35 anos, 66.6% pertencem às classes média ou média baixa e 60.2% são estudantes ou exercem ocupações como trabalhadores qualificados.

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Consumidor da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa