Madeira consome mais água per capita
O Dia Mundial da Água, que hoje se assinala, motiva a análise do consumo deste bem escasso nos concelhos portugueses, com recurso aos dados disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest.
Grupo Marktest, 22 março 2007

placeholder De acordo com dados apresentados pelo INE e disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, o consumo total de água ultrapassou em 2004 os 668 milhões de metros cúbicos.

Os concelhos da região da Grande Lisboa foram responsáveis pelo consumo de cerca de um quarto (24.1%) do total da água servida pela rede pública, constituindo assim a região mais "gastadora" deste bem escasso.

Segundo estes valores, cada português consumiu uma média de 63,5 mil litros de água da rede pública, o que equivale a uma média de 173,5 litros por dia. Esta análise per capita permite verificar que foram os concelhos da Região Autónoma da Madeira os que apresentaram maior valor neste indicador. Aliás, o Funchal foi o segundo concelho com maior consumo global de água, num total de 23,5 milhões de m3. Lisboa liderou com 65 milhões de m3.

Observando o primeiro mapa apresentado em baixo, que representa o peso do consumo de cada concelho relativamente ao total, verifica-se 25 concelhos foram responsáveis, sozinhos, por metade do consumo de água feito no território nacional.

Quanto ao consumo per capita (mapa seguinte), observam-se valores significativamente superiores à média em concelhos de vocação turística, como Porto Santo, Funchal, Albufeira, Loulé, Lagoa ou Lagos.

Os dados utilizados nesta análise, cuja fonte é o INE, estão disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest.

O Sales Index é o sistema de gestão de informação de base concelhia da Marktest. Para conhecer melhor este sistema, consulte os artigos relacionados ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais