1,9 milhões vão a exposições
Os resultados de 2006 do estudo Consumidor da Marktest contabilizam 1,9 milhões de portugueses que dizem ir a exposições (escultura, pintura, etc) nos seus tempos livres.
Grupo Marktest,  17 maio 2007

placeholder

A edição de 2006 do estudo Consumidor da Marktest contabiliza 1 916 mil indivíduos que costumam ir a exposições (pintura, escultura, etc) nos seus tempos livres, um número que representa 23.1% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.

Quando analisada a ocupação e a classe social dos indivíduos, esta actividade revela-se bastante heterogénea. Os quadros médios e superiores e os indivíduos das classes sociais alta e média alta destacam-se claramente, com valores muito acima da média do universo.

Entre os sexos, as mulheres apresentam um valor um pouco superior ao dos homens: 24.5% e 21.5%, respectivamente.

Nas idades não se encontram diferenças significativas neste hábito. Apenas os mais idosos apresentam valores inferiores à média do universo, sendo entre os 45 e os 54 anos que se encontram valores superiores (26.9%).

Por região, destacam-se claramente os residentes na Grande Lisboa, onde também a oferta destes bens culturais é maior - 29.3% dos residentes nesta região diz ir a exposições. No Litoral Centro o valor também supera a média do universo, 26.9%. Nas restantes regiões o valor está abaixo da média.

Na análise da ocupação encontramos diferenças significativas de comportamento face a esta questão. Os quadros médios e superiores destacam-se, pois 35.2% deles diz costumar frequentar exposições nos seus tempos livres, tal como 30.0% dos técnicos especializados e pequenos proprietários. Entre os trabalhadores não qualificados, o valor não supera os 16.4%.

Nas classes sociais, são igualmente evidentes comportamentos muito heterogéneos, com as classes alta e média alta a apresentarem valores muito acima da média do universo, 36.9%, ao contrário dos indivíduos da classe baixa que não vão além de 13.3%.

placeholder

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Consumidor da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • 40 years Futurizing - Congresso APDC

    No ano em que a APDC comemora 40 anos, serão destacados os contributos dados por esta Associação às Tecnologias de Informação e Comunicação e para os Média em Portugal.

    14 a 15 de maio de 2024

    APDC-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, Lisboa

    geral@apdc.pt

  • Equality Summit 2024

    16 de maio de 2024

    MRS - The Market Research Society

    Londres, Inglaterra

    info@mrs.org.uk