Onde vivem as famílias portuguesas
Comemora-se hoje o Dia Internacional das Famílias. Uma análise da Marktest mostra como são e onde vivem as famílias portuguesas.
Grupo Marktest,  15 maio 2007

placeholder O último Recenseamento Geral da População, realizado pelo INE em 2001, contabilizava 3 650 757 famílias residentes em território nacional. Este número veio revelar um significativo aumento face ao valor observado no anterior Recenseamento, mostrando um crescimento de 16.0% relativamente a 1991.

Este Censo, cujos resultados estão disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, mostrou ainda que a população cresceu 5.0% em dez anos, o que significa que a dimensão média das famílias baixou significativamente. De facto, se em 1991 a média seria de 3.14 indivíduos por família, em 2001 esse valor baixou para os 2.84, menos 9.5% do que então.

Apesar das alterações ocorridas, a estrutura regional parece ter-se mantido estável. Na lista dos cinco concelhos com famílias mais numerosas os protagonistas são os mesmos tanto em 1991 como em 2001: Vila Franca do Campo, Câmara de Lobos, Ribeira Grande, Lagoa e Machico ( o 2º e o 5º, da Madeira, os restantes dos Açores).

Entre os cinco concelhos com famílias de menor dimensão, também há manutenção em 3 deles: Nisa, Idanha-a-Nova e Penamacor (distrito de Portalegre, o 1º e de Castelo Branco os restantes), contando-se ainda em 2001 Pampilhosa da Serra (distrito de Coimbra) e Alcoutim (distrito de Faro).

Os dois primeiros mapas apresentam o número médio de pessoas nas famílias em 1991 e em 2001. No terceiro, pode observar-se quais os concelhos que apresentam, em 2001, dimensão média das famílias superior, igual ou inferior à média nacional.

Pela análise destes mapas, ficam evidentes as diferenças regionais face a esta questão, com os concelhos do litoral norte a revelarem valores superiores à média nacional.

Albufeira, Sintra, Maia, Sesimbra e São Brás de Alportel foram os concelhos que maior crescimento registaram entre os Censos em número de famílias residentes, com taxas superiores a 44%.

Pelo contrário em Gavião, Vila Velha de Ródão, Penamacor, Mação e Idanha-a-Nova registaram-se as maiores quebras entre os Censos, superiores a 12%.

Esta análise foi realizada com base em informação constante no sistema Sales Index da Marktest. Contacte-nos se pretende mais informação sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Disruption 2024

    Este evento terá como tema "Como a Inteligência Artificial vai mudar o negócio da Publicidade"

    3 de outubro de 2024

    IAB Portugal

    Centro Cultural de Belém, sala Almada Negreiros

  • The Future of Media

    8 a 9 de outubro de 2024

    The Media Leader

    Londres, Inglaterra

    team@uk.adwanted.com