PS mais distante do PSD

Segundo os resultados de Abril do Barómetro Marktest/DN/TSF, o PS sobe nas intenções de voto e distancia-se do PSD.

Com 45.2% das intenções de voto dos portugueses, o PS surge em Abril com mais de 10 pontos percentuais de vantagem sobre o PSD, que recolhe nesse mês 34.7% das intenções de voto.

O PS, a par do PCP/CDU/Verdes, foi o único partido a evidenciar ganhos em Abril. A coligação de esquerda constitui agora a terceira força política mais forte, com 6.7% das intenções de voto. O CDS-PP baixa para os 5.5% e o Bloco de Esquerda também baixa para os 4%.

Se analisarmos as intenções de voto segundo o perfil dos indivíduos, apercebemo-nos que aqueles que se inclinam para o PS apresentam características mais particulares. Enquanto a intenção de voto no PSD apresenta valores mais semelhantes com a média, já quanto aos que afirmam votar PS se notam mais diferenças.

Assim, as mulheres inclinam-se mais para o PS do que os homens. Também os indivíduos em idade activa (entre os 35 e os 54 anos), tal como os residentes no Sul e os das classes mais baixas evidenciam maiores taxas de intenção de voto PS do que a média.

A evolução das intenções e voto para a Assembleia da República é apresentada no gráfico em baixo.

O Barómetro Marktest/DN/TSF tem a seguinte Ficha Metodológica.



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Symbolic Data Analysis

    A Symbolic Data Analysis (Análise de Dados Simbólicos) está relacionada com o desenvolvimento de novas técnicas estatísticas com vista à análise de bases de dados de grandes dimensões.

    18 a 20 de outubro de 2018

    Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados

    Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Viana do Castelo

    sda2018@estg.ipvc.pt

  • Humans vs. Technology in Research

    18 de outubro de 2018

    MRS - The Market Research Society

    Londres, Inglaterra

    info@mrs.org.uk