O mercado das comunicações móveis

Apesar do consumidor português apresentar, geralmente, uma certa resistência à mudança, a verdade é que o sector das comunicações móveis veio desmentir totalmente esta ideia feita. A prová-los a análise apresentada recentemente nos Encontros Ericsson/Semanário Económico, de que a Marktest.com Notícias apresenta um breve resumo.

Os portugueses aderiram rapidamente a esta nova tecnologia e hoje dificilmente conceberiam a vida sem ela. O perfil e o comportamento dos consumidores também apresentou alterações nos últimos anos - uma posição mais crítica é uma das características do consumidor deste sector.

Segundo o estudo regular Barómetro Telecomunicações da Marktest, o preço e o estar ligado ao mesmo operador que outros com quem habitualmente se contacta condicionam a escolha do operador móvel assim como constituem os principais motivos subjacentes à mudança do operador móvel.

Clique na Imagem
Clique na Imagem

Nos últimos 4 anos o universo de possuidores e utilizadores de comunicações móveis em Portugal duplicou, junto do universo em estudo (indivíduos 15/64 anos), totalizando 5.451.000 utilizadores/possuidores de telemóvel em Março de 2003.

A elevada adesão dos portugueses às comunicações móveis deve-se, segundo este estudo regular, à banalização do uso de telemóvel, à acessibilidade de packages a custo reduzido e ao surgimento de cartões recarregáveis sem carregamentos obrigatórios. Também aqui o preço constituiu um factor determinante.

A introdução de novos planos tarifários, novos preços, novos produtos e novas ofertas para o consumidor registou-se a partir de 1999 com a entrada do terceiro operador no mercado português, alterando assim a dinâmica deste sector.

A Optimus veio ganhar mercado sobretudo junto dos utilizadores da Vodafone, até porque uma das razões apontadas para a mudança de operador é, como vimos, a comunidade de contactos, facto que favorece a líder TMN.

O operador tradicional da rede fixa tem apresentado, no entanto, uma política de concorrência directa com o mercado móvel e é provável que mais alterações se venham a verificar neste mercado nos próximos tempos. Os novos seviços e tarifários propostos pela Portugal Telecom têm sido suportados por fortes campanhas publicitárias, de que a Marktest.com Notícias fará brevemente uma análise.



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa