Jovens com maior afinidade com Discord e sem afinidade com Facebook
Jovens com maior afinidade com Discord e sem afinidade com Facebook
placeholder
Uma análise dos dados do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, da Marktest, revela que os jovens têm afinidade negativa com o Facebook, sendo o Discord a rede com a qual este grupo tem maior afinidade.
Grupo Marktest
20 dezembro 2022

Tal como analisámos recentemente com base nos resultados de 2022 do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, da Marktest, a rede com maior penetração entre os jovens utilizadores de redes sociais é o Instagram, uma rede onde 94.1% deste universo diz ter conta. Seguem-se o WhatsApp, com 93.2% e o Facebook, com 89.4%.

O Facebook, apesar desta penetração elevada junto do target mais jovem, é, contudo, a única rede social que apresenta menor penetração junto dos jovens do que na média do universo total. Em termos médios, 94.4% dos utilizadores de redes sociais dizem ter conta no Facebook.

Analisando os resultados do target jovem em comparação com a média, através do indicador de afinidade (Universo=100), vemos que o Discord é a rede com a qual os jovens dos 15 aos 24 anos têm maior afinidade, pois junto deste target a rede apresenta uma penetração de quase 2,8 vezes o valor médio.

O Twitch regista uma penetração 2,6 vezes a média do Universo e o Snapchat 2,5 vezes. Tinder, Tumblr, Reddit, Twitter e TikTok presentam também afinidade superior a 200 junto deste grupo etário.

O Facebook, como vimos, é a única rede com a qual os jovens não têm afinidade (valores abaixo de 100), seguindo-se o LinkedIn, o Waze, o WhatsApp e o Telegram.

placeholder
Os Portugueses e as Redes Sociais é um estudo realizado pela Marktest desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais. A informação foi recolhida através de entrevistas online, realizadas entre os dias 11 e 22 de julho de 2022, tendo por base um questionário de autopreenchimento. A amostra foi constituída por 800 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais. Este universo é estimado pelo estudo Bareme Internet da Marktest em 5 621 mil indivíduos.

Contacte-nos para mais informações sobre este estudo.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • 2ª Jornadas Técnicas da Imprensa Regional

    2ª edição destas Jornadas Técnicas da Imprensa Regional, com sessões presenciais, gratuitas, com espaço para formação, debate e networking entre diretores, jornalistas e outros profissionais dos media regionais.

    17 de abril a 19 de junho de 2026

    Associação Portuguesa de Imprensa

    Fundão, Lisboa e Vila Real

    [email protected]

  • 26.ª Conferência Marketeer

    A 26.ª conferência da Marketeer vai ser dedicada aos desafios do marketing contemporâneo e intitulada “Tudo em todo o lado ao mesmo tempo”.

    22 de abril de 2026

    Marketeer

    Sagres Campo Pequeno, Lisboa

    [email protected]