Economia e empresas nas notícias de Tv
Segundo os dados do serviço Telenews da MediaMonitor, os quatro canais nacionais de sinal aberto emitiram, durante o primeiro trimestre deste ano, 122 horas de notícias relacionadas com economia e empresas nos seus serviços noticiosos regulares.
Grupo Marktest,  13 maio 2008

placeholder Entre 1 de Janeiro e 31 de Março de 2008, foram 3779 as peças noticiosas da RTP1, RTP2, SIC e TVI que tiveram a economia e empresas como tema, ocupando um total de 122 horas e 47 minutos dos serviços regulares de informação destes canais. Nesta análise excluem-se portanto eventuais programas, entrevistas ou debates específicos sobre o tema.

Estes números significam que o tema da economia e empresas representou 16.1% das notícias emitidas por estes canais no trimestre e 19.1% da sua duração.

A RTP1 foi, no período em análise, o canal que veiculou mais notícias sobre este assunto e que lhe deu maior espaço no alinhamento dos seus jornais. Na RTP2 este tema teve maior relevância no conjunto da informação transmitida, ao representar cerca de um quarto da informação do trimestre.

A RTP1 veiculou 1222 notícias sobre este tema, tendo-lhes dado 45 horas e 20 minutos de espaço nos seus noticiários regulares. A SIC passou 1038 notícias sobre economia e empresas, que tiveram 30 horas e 49 minutos de duração. Na TVI passaram 996 peças sobre economia e empresas, com duração de 32 horas e 8 minutos. Finalmente, na RTP2 passaram 523 peças sobre o tema, tendo tido uma duração de 14 horas e 30 minutos.

placeholder

O tema da economia e empresas foi mais relevante para a RTP2, pois representou 23.7% das notícias que o canal passou no trimestre e 24.4% da duração informativa do canal. No conjunto da informação regular da RTP1, o tema da economia e empresas representou 16.8% das notícias e 19.8% do tempo noticioso do período. Face à informação que a SIC passou no trimestre, o tema representou 12.6 % do total de notícias e 16.1% da sua duração, enquanto na TVI representou 17.3% das notícias e 19.7% do tempo noticioso do canal naquele período.

placeholder

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 1 de Janeiro e 31 de Março de 2008, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal, Portugal em Directo e As Escolhas de Marcelo (RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e Jornal da Uma (TVI). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais