Lisboetas e portuenses aproveitam campanhas de regresso às aulas

Grupo Marktest,  7 outubro 2008

Os resultados da sondagem realizada pelo Fonebus da Marktest para a Marktest.com Notícias indicam que a maioria dos residentes na Grande Lisboa e Grande Porto que estuda ou tem filhos a estudar escolhe livrarias ou papelarias, em especial perto de casa, para adquirir livros ou manuais escolares, ao passo que as grandes superfícies e os hipermercados são os seleccionados para comprar material escolar. Os dados mostram ainda que a maioria deste indivíduos diz aproveitar as campanhas de regresso às aulas promovidas por super e hipermercados nesta época do ano.

Entre os residentes nas regiões da Grande Lisboa e Grande Porto com mais de 18 anos inquiridos pelo Fonebus da Marktest que estuda ou tem filhos a estudar, quase metade (46.0%) costuma comprar os livros ou manuais escolares em lojas/livrarias ou papelarias perto de casa.

14.9% prefere o mesmo tipo de estabelecimento, mas perto da escola e 13.0% faz as suas compras de livros ou manuais escolares na papelaria da escola ou faculdade.

Outros locais como a internet, lojas ou papelarias/livrarias perto do trabalho e grandes superfícies/hipermercados foram outras referências dadas a esta questão.

No que respeita à compra de materiais escolares, os hipermercados são os locais de eleição, sendo que 62.1% escolhe este tipo de superfície comercial.

As lojas, papelarias ou livrarias perto de casa ou da escola voltam a ser referidas por 21.7% e 5.0%, respectivamente.

Quando questionados se costumam aproveitar as campanhas de regresso às aulas habitualmente promovidas pelos supermercados e hipermercados nesta época, 51.6% dos inquiridos respondeu afirmativamente.

Os segmentos de população entrevistada que mais se destacam no que respeita ao aproveitamento das referidas campanhas, são a população feminina, a população entre os 35 e os 44 anos e a população da classe Média (respectivamente, 55.3%, 58.3% e 60.9%).

Consulte aqui a metodologia deste Fonebus da Marktest.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

  • Data Analytics - Tools & Methodologies

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    15 de outubro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk