Temas económicos dominam “jornais” televisivos
A crise financeira está na ordem do dia e os serviços regulares de informação dos canais nacionais estão atentos ao tema, como o demonstra uma análise dos dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest, 14 outubro 2008

placeholder Entre 1 e 12 de Outubro de 2008, RTP1, RTP2, SIC e TVI já emitiram 786 notícias relacionadas com o tema da economia e empresas, um valor que corresponde a 26.3% do total de matérias tratadas neste período e a 31.2% da sua duração.

Estes números equivalem a uma média diária superior a 32 minutos por canal e supera a relevância que o tema obteve no primeiro trimestre do ano, quando representou 16.1% das notícias emitidas e 19.1% da sua duração.

A economia motivou, nas duas primeiras semanas de Outubro, notícias de duração superior a 26 horas, o que corresponde a uma duração média de cerca de 2 minutos por notícia.

A RTP1 foi o canal que mais matérias emitiu sobre este tema e o que lhe deu mais espaço em grelha, tendo sido responsável por 34.6% do total das notícias económicas e por 34.5% da sua duração.

placeholder

O tema da economia e empresas foi mais relevante para a RTP2, pois representou 34.4% do total de notícias que o canal emitiu no período e 40.4% da sua duração.

placeholder

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 1 e 12 de Outubro de 2008, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal, Portugal em Directo e As Escolhas de Marcelo (RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e Jornal da Uma (TVI). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais