Novadir no Fórum da ALB Latas de bebidas - o desafio: situação ambiental e oportunidades de crescimento do mercado português de cervejas e refrigerantes através das latas de bebidas foi o lema do Fórum recentemente realizado pela Associação de Latas de Bebidas em Lisboa. Francisca Azevedo, directora-geral da Novadir participou neste Fórum e partilha com a Marktest.com Notícias alguns dos resultados que apresentou neste evento. Novadir, 11 dezembro 2008 A Associação de Latas de Bebidas, organização sem fins lucrativos e associada da BCME (Beverage Can Makers Europe), e que representa este sector industrial em Espanha e Portugal, organizou no passado dia 26 de Novembro, em Lisboa, um Fórum para dar a conhecer os desafios das bebidas em lata. Neste Fórum, além dos principais fabricantes de latas de bebidas, estiveram presentes todas as empresas de bebidas de refrigerantes e cervejas que operam em Portugal.
Santiago Millet Presidente Associação de Latas de Bebidas Miguel Aballe (director da Associação de Latas de Bebidas) e José Eduardo Costa (director Técnico da Fileira Metal) abordaram a temática da situação ambiental das latas de bebidas em Portugal e no mundo. Oportunidades de crescimento do mercado português de cervejas e refrigerantes através das latas de bebidas, foi o tema apresentado por Deodoro Valle, consultor e "expert" em bebidas pela sua larga experiência na Coca-Cola, onde foi director-geral em 3 países.
Francisca Azevedo Directora-Geral da Novadir O mercado português tem registado nos últimos três anos um importante crescimento, apresentando actualmente forte potencial de desenvolvimento: passou-se de um consumo de 458 milhões de latas de bebidas em 2005, para mais de 650 milhões previstos para 2008, levando a Associação a estimar a existência de um mercado potencial para outros 1000 milhões de latas. Algumas conclusões-chave entre os resultados indicam que os consumidores portugueses destacam principalmente 5 grandes vantagens desta embalagem: fácil transporte e abertura, ocupa pouco espaço, arrefecimento rápido e resistência. A estas razões, acresce o facto de as latas garantirem a máxima qualidade de conservação da bebida. O estudo demonstra também que mais de metade dos consumidores de refrigerantes e cervejas já adere e compra latas de bebidas, embora em cada acto de compra se adquiram quantidades pequenas, entre 1 e 6 latas. Por outro lado, apesar de as latas de bebida serem a embalagem mais reciclada, não só em Portugal mas também a nível mundial, os consumidores portugueses não percepcionam de forma espontânea e expressiva esta característica entre as vantagens percebidas: consideram que outras embalagens, como o vidro ou o cartão, são mais recicláveis. A lata de bebida é "amigável" ecologicamente, podendo reutilizar-se latas de bebidas vezes sem conta, desde que sejam recicladas, ou até utilizar para outras aplicações como a indústria automóvel ou da construção, entre muitos outros destinos. Também se concluiu com este estudo que, excepto nos casos dos refrigerantes de cola, a lata de bebida está posicionada como um formato mais caro, mesmo considerando outras alternativas de single drink. Estes estudos permitem-nos também observar a escassa presença das latas de bebidas no mercado alimentar, onde predominam outros formatos que são promovidos com maior frequência. Outra das características do mercado português é o facto da cerveja em lata ter uma quota de mercado baixa (3% em volume), se a compararmos com a média europeia. Este foi um dos factos que levou a Associação a identificar o sector cervejeiro como um dos sectores-chave relativamente à oportunidade de crescimento. De forma a antecipar este crescimento, os fabricantes de latas de bebidas aumentaram a sua capacidade de produção de tal modo que estão preparados para satisfazer a procura para o caso de esta disparar no curto prazo. Contacte-nos se deseja obter mais informações sobre este estudo. |
Notícias
Notícias da mesma semana
- 65 mil inserções publicitárias em Novembro
- Três novos sites medidos através do Netscope
- Facilidade de utilização determina escolha de telemóvel
- Regiões do sul mais pessimistas
- Novadir no Fórum da ALB
- Observatório Mcom
- Você sabia que...
- Grupo Marktest apresenta resultados do estudo A Outra Geração: Os Seniores
- Mais Futebol lidera em páginas visualizadas a partir do lar
- Manuela Ferreira Leite com pior saldo de imagem
- Os protagonistas das notícias em Novembro
- Apodemo realiza jantar-colóquio
Dossiers ver mais
- Web Summit
Esta é a maior conferência da Europa dedicada às tecnologias.
11 a 14 de novembro de 2024
Web Summit
Meo Arena, Lisboa
- Sales Management
Este é o segundo de uma série de 3 seminários online "Sales Success in Market Research: Essential Skills, Strategy & Integration"
12 de novembro de 2024
Insights Association