Facilidade de utilização determina escolha de telemóvel

Os resultados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest evidenciam que a facilidade de utilização é a característica mais importante na escolha de um telemóvel. Mas, isso não é verdade para todos os indivíduos...

Grupo Marktest,  11 dezembro 2008

No trimestre móvel de Setembro de 2008, a maioria dos portugueses com mais de nove anos entende que a facilidade de utilização é a característica mais importante na escolha de um telemóvel. Os indivíduos com esta opinião são cerca de 2,8 milhões e representam 30.4% do universo em estudo.

A segunda característica mais valorizada é o preço/condições especiais, que é referida por 27.7% dos indivíduos.

O design é agora a terceira característica mais apontada, recolhendo 24.4% das opiniões, ao passo que o tamanho/peso é referida por 22.1% dos inquiridos.

Mas, nem todos valorizam da mesma forma estas características principais. As principais diferenças são encontradas entre as idades, podendo mesmo afirmar-se que cada escalão etário revela preferências diferentes.

Assim, as crianças entre os 10 e os 14 anos dão maior importância à câmara fotográfica incorporada, referida por 43.7% dos inquiridos nesta faixa etária.

Os jovens entre os 15 e os 24, bem como os que têm entre 25 e 34 anos valorizam, pelo seu lado, o design do aparelho, característica apontada respectivamente por 36.3% e 35.8% dos inquiridos destas idades como a mais importante para a escolha do aparelho.

Entre os 35 e os 44 anos, o preço e a facilidade de utilização "empatam" como as características mais importantes na escolha de um telemóvel, razões apontadas por 33.0% dos inquiridos nesta faixa etária.

A facilidade de utilização é a razão dada nos dois grupos etários seguintes: 41.0% dos indivíduos entre 45 e 54 anos e 37.5% dos que têm entre 55 e 64 anos refere essa característica.

Finalmente, a maioria (52.2%) dos indivíduos com mais de 64 anos confessa não saber responder à questão, enquanto para 27.0% deles é a facilidade de utilização a característica mais relevante.

A análise teve como base indicadores do estudo Barómetro de Telecomunicações da Marktest para o universo composto pelos residentes em Portugal com 10 ou mais anos.Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais