Lisboetas consideram António Costa melhor candidato à Presidência da CML

Numa sondagem realizada através do estudo Fonebus da Marktest, os residentes na Grande Lisboa consideram António Costa melhor candidato à Presidência da Câmara Municipal da capital.

Grupo Marktest,  3 março 2009

No arranque do ano em que os portugueses vão ser chamados a participar em três actos eleitorais, a Marktest realizou uma sondagem de opinião relativamente aos dois nomes mais prováveis para concorrer à Presidência da Câmara Municipal de Lisboa: António Costa e Pedro Santana Lopes.

Esta sondagem foi realizada através do estudo Fonebus da Marktest, levado a cabo junto dos residentes na Grande Lisboa com 18 e mais anos.

Confrontados com a questão: "Em sua opinião, quem é o melhor candidato à Presidência da Câmara Municipal de Lisboa: António Costa ou Pedro Santana Lopes?", a maioria dos inquiridos referiu o nome do actual Presidente, António Costa.

De facto, apesar de se ter observado um elevado número de indivíduos que não soube ou não respondeu à questão (39.1%), 42.1% disse ser António Costa o melhor candidato à Presidência da Câmara da capital, tendo Santana Lopes recolhido a preferência de 18.8% dos entrevistados nesta sondagem.

As opiniões são unânimes em todos os escalões etários e grupos sociais, sendo de referir que as maiores taxas de "indecisão" (não sabe ou não responde à questão) são encontradas junto dos indivíduos entre os 35 e 44 anos (46.9%) e 45 e 54 anos (48.1%), bem como junto dos que pertencem às classes sociais mais baixas (45.3%).

Salienta-se ainda o facto dos mais idosos (65 e mais anos) serem os mais favoráveis a Santana Lopes. Neste target, 26.3% referiu o seu nome e 32.6% o do actual Presidente de Câmara. Os mais jovens, pelo contrário, mostraram-se os mais próximos de António Costa: 52.3% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos referiu o seu nome, face aos 10.8% no mesmo escalão etário que apontou o de Santana Lopes como melhor candidato à Presidência da Câmara Municipal de Lisboa.

Este estudo foi realizado na Grande Lisboa e no Grande Porto através do Fonebus da Marktest, entre os dias 6 de Janeiro e 6 de Fevereiro de 2009, de acordo com a seguinte a Ficha Técnica. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais