Caso Moderna: cobertura noticiosa

placeholderA Mediamonitor efectuou recentemente um estudo sobre a cobertura noticiosa do Caso Moderna nas televisões portuguesas. De 27 de Agosto a 25 de Setembro a RTP1, RTP2, SIC, TVI e SIC Notícias dedicaram a este tema 7 horas e 28 minutos de informação, num total de 168 peças informativas. Cerca de 7 milhões e 700 mil portugueses contactaram com este assunto na televisão.

O estudo da Mediamonitor inclui as matérias relacionadas com o processo judicial em sentido estrito, com a polémica que rodeia as recentes demissões na Judiciária e com toda a suspeita à volta do ministro da Defesa. O período de análise começa no dia 27 de Agosto, precisamente quando tiveram lugar as saídas de Maria José Morgado e Pedro Cunha Lopes da PJ, e acaba no dia 25 de Setembro.

Neste período, a TVI foi o canal que transmitiu mais tempo de informação sobe o tema, resultado para o qual contribuiu o facto de ter sido a única estação a entrevistar Paulo Portas. Não considerando o tempo na entrevista (30 minutos), a estação de Queluz ficaria em segundo, atrás da RTP1 mas ainda assim à frente dos restantes canais. De facto, a RTP1 transmitiu duas horas dois minutos e 23 segundos de notícias sobre este tema. Em terceiro lugar surge a RTP2, que emitiu uma hora e 28 minutos. A SIC assegurou uma hora, 25 minutos e 44 segundos e, por último, a SIC Notícias (no seu Jornal das 9), transmitiu 27 minutos e 26 segundos de informação sobre o caso Moderna.

placeholder

Em número de notícias, de um total de 168, a RTP1 foi o canal que mais notícias sobre o tema emitiu (48), seguida da TVI com 38 notícias. A SIC ficou muito próxima, com 37, em quarto lugar ficou a RTP2 com 25 notícias e, em último, a SIC Notícias que emitiu 20 peças sobre o caso Moderna.

As notícias sobre o caso Moderna na TVI foram as que conseguiram uma melhor audiência média (11.1%). Não considerando a forte influência da entrevista de Paulo Portas na TVI, que conseguiu 16.1% de audiência média, seria na SIC que o caso Moderna teria tido mais audiência (9.5% contra 9.8%).

A SIC e a TVI foram os únicos canais a conseguir que as notícias sobre o tema superassem a audiência média registada pela restante informação no mesmo período.

Pelo contrário, a RTP1 e a RTP2 obtiveram uma audiência média mais baixa nestas notícias do que nas restantes obtidas e a SIC Notícias não registou diferenças de audiência por tipo de notícias.

placeholder

Nota: Para cada canal, a barra da esquerda representa a audiência média das notícias sobre o Caso Moderna; a barra da direita representa a audiência média das restantes notícias.

Já quanto à percentagem de tempo da notícia visto em média (índice de fidelidade), os telespectadores da SIC revelaram-se os mais fiéis, em média, às notícias sobre o caso Moderna. Em média, foi visto 82.6% da duração dessas notícias. No polo oposto, os espectadores da RTP2 foram os que menos fidelidade média demonstraram em relação às notícias sobre o tema. Essas peças foram vistas em média menos de metade da sua duração (38.3%). Em segundo lugar em índice de fidelidade ficou a TVI (73.2%); em terceiro a RTP1 (65.3%) e, em quarto, a SIC Notícias com 59.6%.

placeholder

Nota: Para cada canal, a barra da esquerda representa o índice de fidelidade das notícias sobre o Caso Moderna; a barra da direita representa este índice para as restantes notícias.

As notícias sobre o caso Moderna emitidas pela TVI foram as que conseguiram uma melhor cobertura. 60.2% dos telespectadores, cerca de 5 milhões e 400 mil portugueses estiveram em contacto, pelo menos um segundo, com pelo menos uma notícia sobre o tema transmitida na TVI. Em segundo lugar ficou a RTP1 com 58.9% de Cobertura, em terceiro a SIC com 58.8%, em quarto a RTP2 que conseguiu cobrir 30.3% de cobertura e, em último, a SIC Notícias com 4.7%.

placeholder



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais