54º Congresso da ESOMAR

placeholderO 54º Congresso da Esomar, realizado em Barcelona entre 22 e 25 de Setembro, contou este ano com a presença de mais de 1000 participantes vindos de cerca de 70 países.

O discurso de abertura do congresso foi feito pelo presidente da Esomar, John Kelly, com uma tónica muito especial nos tempos de mudança a que esta organização não está alheia e pela Representante espanhola, Pilar de Lerin, que deu as boas vindas e apelou ao desfrute pleno da bela cidade de Gaudi.

A presença portuguesa, abaixo da média habitual em congressos anteriores, contou com 12 participantes, na sua grande maioria ligados a empresas de estudos de mercado.

Consolidação ou Renovação” foi o tema central do congresso que deu lugar a variados papers, mais ou menos consensuais, distribuídos entre o auditorium e duas sessões paralelas.


Mais do que Consolidar, pareceu-me que a tónica dominante das comunicações assentou na necessidade imperiosa de Renovar as metodologias e procedimentos, de modo a dar uma resposta mais efectiva a uma procura mais exigente.
Esta Renovação, de acordo com os papers apresentados, deverá assentar em 2 pilares distintos:

  • As duas vertentes dos Estudos de Mercado (consultoria e Industria) deverão caminhar de mãos dadas e preferencialmente desempenhadas por um só agente: o Market Reseacher. Há necessidade clara de melhorar a comunicação e a cooperação investindo em pessoas, quer ao nível de cliente, quer ao nível dos pesquisadores.
  • Desenvolver e aperfeiçoar as novas metodologias de trabalho com especial ênfase para o data mining, abordagens qualitativas e estudos etnográficos. A necessidade de abordagens mais próximas do contexto real do consumidor (o lar, o trabalho, o local de compra...) através do aperfeiçoamento e desenvolvimento das tradicionais técnicas de observação e registo foi um tema muito debatido.

Creio que as duas iniciativas que decorreram durante o Congresso reforçam esta minha visão:

  • Apresentação de um projecto em desenvolvimento pela Esomar que visa a adapção do Código e dos Guidelines ás novas formas de recolha de informação: recolha on-line, técnicas de observação e registo de bases de dados;
  • Três melhores papers premiados:
    • The Fernanda Monti Award – "The operation was a successful but the patient died
    • Best Case History – “A new research paradigm
    • Best Methodology – “Evaluation of the financial value of brands”.

No dia 24 realizou-se o tradicional almoço dos países Latinos, este ano alargado a França e Itália. Fraca presença portuguesa nesta iniciativa apenas com 3 participantes, eu e 2 técnicos da Intercampus.

O espaço de exposição contou com um número relativamente elevado de stands (58), orientados para o sector de software.

O próximo Congresso, em 2003, terá lugar em Praga (República Checa), sendo com todo o prazer que Lisboa irá dar as boas vindas ao, já agendado, 56º Congresso da Esomar em 2004.

Maria Rosa Amaro
Representante Nacional da Esomar



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais